O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) concluiu a Operação Alerta Verde 2025 na região da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, encerrando com êxito um mês de intensas atividades de prevenção a incêndios em lotes vagos e áreas urbanas. Em abril foram realizadas forças-tarefa em Sete Lagoas e Prudente de Morais, além de vistorias diárias em Curvelo.

As forças-tarefa especiais foram feitas no dia 28 de abril em Sete Lagoas e Prudente de Morais, e no dia 29 de abril em Curvelo, mobilizando dezenas de militares e agentes municipais em uma grande ação conjunta de fiscalização. Cada equipe realizou em média 20 vistorias.
Além disso, foram realizadas vistorias diárias pelos militares da sede da 5ª Cia. Ind. BM e de seu 2º Pelotão, em Curvelo, priorizando bairros com maior risco de incêndios, com base em análises de ocorrências anteriores. As inspeções identificaram terrenos com acúmulo de vegetação e resíduos que representassem risco iminente durante o período de estiagem.
Como resultado, foram realizadas um total de 500 vistorias em lotes vagos, sendo 271 delas realizadas nas vistorias diárias e 229 no âmbito das forças-tarefa. As informações coletadas durante as vistorias foram sistematizadas e encaminhadas às prefeituras locais para as providências administrativas cabíveis como aplicação de notificações e multas a proprietários que descumprirem as legislações municipais.
A Operação Alerta Verde também teve forte atuação educativa, promovendo a conscientização da população sobre a necessidade da limpeza e manutenção regular de seus terrenos, especialmente em períodos críticos de baixa umidade.

Operação se volta para as Unidades de Conservação
O CBMMG iniciará em maio a Operação Alerta Verde em Unidades de Conservação, voltada especificamente à proteção das áreas naturais protegidas e seus entornos. Essa nova etapa da campanha tem como foco o fortalecimento da articulação com os gestores ambientais estaduais, o mapeamento de áreas de risco e a intensificação das ações de prevenção a incêndios em vegetação dentro e ao redor das Unidades de Conservação Estaduais.
Além das inspeções, estão previstas atividades educativas junto às comunidades do entorno, orientações técnicas às equipes gestoras e ações coordenadas com vistas à preservação ecossistêmica e à redução da área queimada. Essa iniciativa reforça o papel do CBMMG como coordenador da resposta preventiva no contexto da Força-Tarefa Previncêndio e evidencia o compromisso da corporação com a proteção ambiental e a segurança das populações que vivem próximas a essas áreas sensíveis.
O CBMMG reforça que a prevenção é responsabilidade de todos e orienta que denúncias sobre lotes sujos ou com risco de incêndio devem ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de cada município.
Em mensagem enviada para a imprensa, “a corporação agradece a colaboração da sociedade e das prefeituras envolvidas e reafirma seu compromisso de proteger vidas, o patrimônio e o meio ambiente”.
Com 5ª Cia. Ind. BM