Considerando que estudos apontam o excesso de velocidade como um dos principais vilões dos acidentes fatais no trânsito de nosso país, aumentando em até 60% o risco de acidentes, a prefeitura, através da secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte, SELTRANS, acompanha a instalação de equipamentos eletrônicos de monitoramento direcionados para o trânsito.
Os equipamentos são utilizados por diversos municípios no Brasil com o objetivo de reduzir, controlar, fiscalizar, educar e gerenciar o trânsito das cidades. Relatórios emitidos servem como principal ferramenta para proporcionar um trânsito mais seguro para a população.
Segundo a SELTRANS, um dos equipamentos que dará maior agilidade nos processos e informações gerenciais é o talão eletrônico de infrações, que substitui o talão de multas de papel dos agentes. É um aparelho de última geração com um aplicativo que permite ao agente de trânsito lavrar o auto de Infração e já encaminhar o mesmo de forma on-line para o sistema que vai processar todo o trâmite. Desta forma, o agente em determinados casos, poderá registrar através de fotografia, o momento da infração, como por exemplo, estacionar em local proibido.
Outra solução que será implantada são os equipamentos de registro de excesso de velocidade e o registro de avanço de semáforo e parada sobre a faixa de pedestres, que geram uma imagem do momento da infração. Este dispositivo respalda a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), no momento de responder os recursos protocolados pelo infrator, mostrando exatamente o momento do cometimento da infração e se o recurso interposto tem justificativa para ser deferido.
Através dos relatórios emitidos por estes equipamentos, será possível gerenciar o trânsito com maior agilidade e realizar as campanhas educativas baseadas em dados estatísticos reais, colhidos no próprio trânsito da cidade. Com estas soluções implantadas, a SELTRANS acredita que conseguirá minimizar o impacto dos acidentes de trânsito na cidade, proporcionando segurança para a população.
Ascom Prefeitura