O paratleta setelagoano Guilherme Lemos brilhou mais uma vez nas águas abertas, conquistando lugar de destaque na Travessia da Vitória – 10 anos, realizada no último domingo (04/05), em Vitória, no Espírito Santo.

Guilherme participou de duas provas na categoria PCD (Pessoa com Deficiência):
3 km – conquistou a 2ª colocação
1 km – garantiu o 1º lugar
“Cada esforço pequeno diário é um tijolo na construção de um grande sonho”, destacou o atleta, emocionado com o resultado.
A preparação para a competição contou com treinos específicos e acompanhamento técnico da Equipe Samir Barel de Natação, além do suporte da treinadora Chantrelle. Guilherme destaca a importância dos treinos focados na técnica de braçadas, controle de ritmo, simulações de prova, fortalecimento muscular, variação de materiais e percepção de movimento, além do cuidado com a preparação física e mental.
Durante as provas, o atleta enfrentou desafios naturais como ondas, correntezas e céu nublado, mas, com disciplina, controle e estratégia, conseguiu se destacar no percurso.
Guilherme segue treinando em Sete Lagoas (MG), onde mantém sua rotina de aperfeiçoamento técnico em piscina, com foco em provas de natação em águas abertas. Determinado, ele reforça o orgulho de representar a cidade em competições nacionais e de seguir superando limites como paratleta.

O SeteLagoas.com.br contou a história de Guilherme: há quase 20 anos, ele sofreu um gravíssimo acidente na BR 040, que o deixou em coma por quase dois anos. Quando acordou, ele não possuía controle dos movimentos dos membros. A natação ajudou o paratleta a ter uma melhora nos movimentos – e desde então, são mais de 100 premiações em competições por todo o sudeste do país.
“Continuamente com muitos problemas, obstáculos, encarando muitas dificuldades da vida desde o grande trauma desse o acidente em abril de 2006. [Aprendi] a superação, não desistir. Consegui sucesso, [ser] vitorioso e com capacidade na vida!”, finaliza o paratleta.