O prédio onde atualmente funciona o Pronto Atendimento, PA, Central no Bairro Chácara do Paiva será fechado para obras. O local será convertido em um Centro de Imagens como afirmou o secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Breno Henrique Simões.
“Pretendemos fazer do PA um centro de exames de imagem. Hoje não temos um local específico para a realização desses exames”, ressaltou o secretário.
O fechamento do PA Central está previsto para a próxima terça-feira, 1° de abril, um dia depois que a Unidade de Pronto Atendimento, UPA Dr. Juvenal Paiva, na Norte-Sul, iniciar o atendimento de pacientes.
Segundo a secretaria de Saúde a UPA III tem capacidade para atender a 450 usuários do SUS por dia e deve absorver os pacientes que eram atendidos no PA Central. Em média, no pronto atendimento da Chácara do Paiva eram atendidos por dia 200 pacientes de todos os bairros da cidade e de 34 municípios da região.
Ainda segundo a secretaria de Saúde os casos de traumas e urgências também serão atendidos no Hospital Municipal e o PA Belo Vale segue como opção aos moradores de bairros que ficam no lado oposto ao que a UPA III foi instalado.
Uma das reclamações da mudança do local de atendimento por parte dos moradores é a de que o PA Central era de mais fácil acesso por sua proximidade a rodoviária e ao Centro da Cidade.
Neste ponto a secretaria de Saúde garante que já está sendo negociado com a secretaria de Trânsito e Transporte Urbano e com a concessionária de ônibus sobre a possibilidade de aumentar o número de carros que atendam a localidade da UPA, que atualmente é feita pela linha Itapuã. Mas, até o momento, ainda não foi formalizado nenhuma decisão sobre este acesso.
Serão afixadas faixas e informes sobre o fechamento do PA no local, segundo a secretaria de Saúde. A UPA Dr. Juvenal Paiva, também conhecida como UPA III, fica na Avenida Tonico Reis, a Norte Sul, no bairro São Sebastião, 1700.
Por Nayara Souza.