Seco há algum tempo e condenado por causa do ataque de uma praga, além de ter uma idade já avançada, a árvore de Pau Brasil plantada no jardim do colégio Dom Silvério no dia 24 de novembro de 1973 será cortada na próxima sexta-feira, 02. No mesmo lugar será plantada uma nova muda da mesma espécie para que novo ciclo se inicie.
A direção da instituição de ensino garante que fez de tudo para que a árvore que há 40 anos vem testemunhando muitas histórias não fosse suprimida, mas o risco iminente de queda não deixou outra alternativa para a segurança das crianças, jovens e pedestres que circulam pela região do Colégio. “Essa não é a primeira tentativa de recuperar a árvore. Há cerca de seis anos ela já havia apresentado doenças e ressecamento dos galhos e professores e coordenadores que fizeram parte da história da escola já trataram e procuraram recuperar nosso Pau Brasil”, revela a Coordenadora Pedagógica Míriam Figueiredo.
Mas para que uma nova página da história seja escrita e para que a memória do antigo Pau Brasil seja preservada uma nova muda será plantada no próximo dia 9 de maio, sexta-feira, com a presença das famílias, funcionários da escola e de toda a comunidade. O trabalho faz parte da conscientização e sensibilização dos alunos para a preservação e cuidado com o meio ambiente. Nessa mesma data a escola fará a doação de quatro mudas de Pau Formiga, para a secretaria de Meio Ambiente.
Para a Coordenadora Pedagógica, Lays Campelo, o trabalho de conscientização ecológica e a chegada da nova árvore será muito importante. “Acredito que o plantio dessa espécie rara irá marcar um momento especial da nossa escola, trazendo força, equilíbrio e conscientização para todos os nossos alunos, funcionários e comunidade”, revela.
Por Marcelo Paiva com Ascom Dom Silvério