Reforçando o compromisso da administração em oferecer uma boa estrutura para atendimento especializado e atender aos anseios da comunidade, a Prefeitura informa que a partir desta segunda-feira, 19, a unidade de fisioterapia está funcionando em novo endereço. A unidade que antes funcionava na Rua Dr. Pedro Luiz passa a atender na Rua Felipe Vasconcelos, 50, no Centro, atrás do Lago Palace Hotel. Aproximadamente oito mil pessoas realizam mensalmente sessões de fisioterapia pelo Sistema Único de Saúde, SUS.
Desta forma, o prefeito Marcio Reinaldo reafirma que a reestruturação das unidades de saúde é uma das prioridades do seu mandato. “Temos o compromisso de dar à organização a estrutura necessária para o trabalho cotidiano”, disse. Para o secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Breno Henrique Simões, será possível atender melhor os usuários com a nova estrutura. “Essa mudança foi essencial para o bom atendimento aos nossos pacientes”, adverte.
A fisioterapeuta da unidade, Andrea Betti, conta como funciona o atendimento para os pacientes. “A porta de entrada para a fisioterapia são as ESF. Desta forma, atendemos as 40 unidades do município, nas quais encontramos pessoas com necessidades variadas a exemplo de hipertensos, diabéticos e dores na coluna. Em cima desses dados são direcionados exercícios a cada caso em específico”, disse.
Ainda segundo a fisioterapeuta, a apresentação dos resultados reforça aos pacientes a importância das atividades físicas, principalmente, na melhora dos agravos. “As pessoas ficam mais incentivadas a continuar os trabalhos”, destaca. São atendidos no local de crianças a idosos.
A unidade de saúde conta com o trabalho de seis fisioterapeutas, sendo três na parte da manhã e três na parte da tarde. “Temos uma equipe de seis fisioterapeutas, administrativo e terapeuta ocupacional que trabalha a reabilitação de mão, no período vespertino”, explica a fisioterapeuta.
O centro de fisioterapia recebe mensalmente quatro mil pessoas, com uma média de 200 atendimentos por dia. “Esses dados são apenas na unidade de fisioterapia. Somando as duas unidades que são credenciadas pelo SUS, são realizadas oito mil sessões por mês, sendo duas mil em cada unidade credenciada”, conclui Andrea Betti.
Com ascom Saúde