Num processo em que se mescla história, cultura, trabalho e atividade econômica, Minas Gerais se destaca como o maior produtor de leite do país. De acordo com dados do IBGE extraídos da Pesquisa Pecuária Municipal, em 2012 o estado produziu 8,9 bilhões de litros, representando 27,6% da produção nacional. Dados apresentados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, referentes a junho de 2013, mostram que a atividade leiteira, em seu segmento básico, responde por 5,7% do PIB do agronegócio de Minas Gerais, demonstrando sua importância para o estado.
A produção leiteira, especificamente, é registrada como presente em 223.073 dos estabelecimentos de Minas Gerais que praticam a bovinocultura, sendo que desses, 75% são de base familiar, respondendo por 44,8% do volume produzido. Esse dado, portanto, realça a importância social da atividade como alternativa produtiva que necessariamente precisa ser considerada, tanto pela iniciativa privada como pelo poder público, para o estabelecimento de políticas para o setor. Para atender a produção de base familiar, o estado de Minas Gerais possui ações governamentais estruturadas de assistência técnica a bovinocultura leiteira atuando principalmente por meio da Emater-MG.
O governo estadual lançou em 2005 o Programa Minas Leite, voltado a estimular e a fortalecer a cadeia produtiva do leite, nos seus diversos componentes. O programa é Coordenado pela Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em conjunto com a Emater–MG, que é, também, a sua executora, por meio da assistência técnica prestada pelos seus extensionistas aos agricultores familiares. O programa tem como objetivo promover a melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores e de suas famílias, por meio da construção técnica, da organização e da gestão da atividade leiteira em seus sistemas de produção.
Diante da importância da atividade leiteira para o estado, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) em parceria com a Emater-MG realizará o Seminário Minas Leite no segundo dia (20 de maio) da 7ª SIT (Semana de Integração Tecnológica). O evento tem como objetivo promover o diálogo e a troca de experiências entre produtores, técnicos, estudantes e pesquisadores acerca das tecnologias voltadas para a atividade leiteira regional. O seminário contará com a participação de palestrantes da Emater-MG, Epamig, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG).
Planejar a atividade leiteira com foco na alimentação a ser oferecida ao rebanho durante todo o ano será o enfoque das palestras na parte da manhã. Serão abordados temas de grande relevância para a região, dentre eles, a importância do planejamento da atividade leiteira, o uso eficiente da silagem de milho e sorgo e a recuperação de pastagens no sistema iLP (integração Lavoura-Pecuária). Também será compartilhado um caso de sucesso de um produtor da região com o uso da estratégia iLP para recuperação de pastagens.
Na parte da tarde, serão realizados cursos teórico-práticos sobre diversos temas também focados na alimentação animal. Dentre eles, “boas práticas para obtenção de silagem de boa qualidade”; “planejamento de volumoso para o rebanho na época da seca”; “implantação prática do sistema iLP para recuperar pastagens”; “dimensionamento e manejo do pastejo rotacionado”; “implantação e manejo do canavial”; e “utilização da cana-de-açúcar na alimentação animal”.
SERVIÇO
3º Encontro Regional – Programa Minas Leite
Data: 20/05/14
Horário: 08h00 às 17h30
Vagas: 200
Locais: Embrapa Milho e Sorgo (Auditório Renato de Oliveira Coimbra e Vitrine de Tecnologias) e Epamig
A entrada é franca (agricultores familiares devem ser inscritos pela Emater-MG)
Para mais informações sobre a 7ª Semana de Integração Tecnológica acesse http://sit.cnpms.embrapa.br ou ligue para (31) 3027-1275.
Ascom Embrapa