Há três meses em funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento “Dr. Juvenal Paiva” (UPA tipo III) já atendeu mais de 20 mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sete Lagoas e região, uma média de mais de 7 mil pacientes ao mês.
A UPA 24h conta com 24 leitos de observação, sendo divididos em: seis leitos de observação masculina, seis leitos de observação feminina, cinco leitos de pediatria, cinco leitos de urgência e dois leitos de isolamento.
Na estrutura também existem o laboratório para exames internos, sala de medicação com oito cadeiras, sala de curativo, sala de sutura, sala de gesso, sala de micronebulização, sala de Raio-X e farmácia interna. Além do serviço de atendimento odontológico de urgência e emergência.
“É uma alegria enorme para nós, gestores, ver que felizmente a unidade está funcionando e com tudo dando certo. O município investiu quase um milhão de reais nessa nova unidade e hoje vemos que valeu a pena. Até o final do ano, tenho certeza que a saúde de Sete Lagoas será outra”, revela o prefeito Marcio Reinaldo.
Para o secretário de Saúde, Breno Simões, a UPA III está entre os acontecimentos marcantes da secretaria. “Desde que assumimos, no ano passado, algumas coisas marcaram e irão marcar essa gestão. Conseguimos colocar médicos em todas as unidades de saúde, reduzir drasticamente os casos de Dengue, melhorar consideravelmente o atendimento do Hospital Municipal e colocar a UPA em pleno funcionamento. Tudo isso com os mesmos recursos que nos são repassados mensalmente”, destaca.
O morador do São João, Luiz Cláudio Alves, conta que precisou recorrer a UPA após ter tido uma forte crise de bronquite. “Cheguei à unidade sem ar e muito desesperado. Fui muito bem recebido e atendido. Quando conversei com o médico então me tranquilizei, pois ele foi muito educado e paciente comigo. Fiz micronebulização em um aparelho de primeira qualidade”, disse.
Mas nesses três primeiros meses a unidade também tem passado por adaptações, como noticiado pelo Setelagoas.com.br, veja AQUI.
Com informações ASCOM Saúde.