Por falta de informação ou mesmo por tradição muitos usuários ainda buscam atendimento no Pronto Atendimento do bairro Chácara do Paiva, PA Central e encontram o prédio fechado.
O prédio onde funcionava o antigo PA Central foi fechado para obras há pouco mais de três meses assim que a Unidade de Pronto Atendimento, Dr. Juvenal Paiva, na Norte-Sul, iniciou o atendimento a pacientes.
O prédio onde funcionava o PA dará lugar a um Centro de Imagens para a realização de exames. E, enquanto as obras não começam o prédio se encontra fechado, o que assusta muitos moradores que ainda se dirigem ao endereço na busca por atendimentos.
Um funcionário da saúde que fica nas áreas do prédio que ainda estão funcionando conta que muitas pessoas ainda se assustam ao chegar no PA e encontrá-lo fechado. “Direto, o pessoal chega aqui se sentindo mal e pergunta, ‘tá fechado?’”, conta o funcionário que explica aos pacientes que o atendimento já não é mais realizado no local.
Os atendimentos de urgência e emergência e os atendimentos gerais estão sendo realizados na UPA III, que funciona na Avenida Tonico Reis, a Norte Sul, no bairro São Sebastião. Segundo dados da secretaria de Saúde a unidade tem atendido a uma média superior a sete mil pacientes por mês.
Uma moradora do Bairro Universitários ficou um pouco confusa na noite desta segunda-feira, 14, quando tentou retornar com a filho que precisou de atendimento da UPA para o centro da cidade. “Aqui é longe e a gente não está acostumado”, destacou a moradora que acredita que algumas sinalizações indicando os pontos do transporte público no local poderiam ajudar.
Acostumada a utilizar o PA Central a moradora do bairro Progresso, Leandra, também concorda com a dificuldade que alguns encontram para chegar ao local. “È complicado porque a UPA é longe e nem todo mundo tem recurso para ir até lá”.
A linha de ônibus que atendem a UPA III é a Itapuã, a unidade fica na Avenida Tonico Reis, 1700.
Por Nayara Souza.