A expansão da economia não só de Sete Lagoas, mas também dos municípios da região, trouxe, além de oportunidades de emprego, espaço para a criação de novas empresas, principalmente as prestadoras de serviços.
Mas, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – Sebrae, cerca de 25% das empresas fecham as portas antes mesmo de atingir dois anos de vida, e o índice de sucesso está muitas vezes ligado à qualificação do próprio empresário. O que ponta que a formação em um curso de graduação é, além de um investimento pessoal, um importante caminho para seguir em um próprio negócio.
Com uma trajetória profissional extensa, que começou logo aos 12 anos, Flávio Vieira Ricardo foi vendedor de picolé, soldador, ajudante de pedreiro, além de trabalhar em açougue.
Apesar disso, sempre teve o sonho de ter seu próprio negócio e, em primeiro, formou no Curso Técnico em Agropecuária. Com a formação, também foi funcionário de outras grandes empresas, mas decidiu fazer um curso de graduação e viu a oportunidade bater à sua porta.
“A decisão para montar minha empresa veio a partir de uma análise de mercado. Como em Curvelo estavam acontecendo vários problemas em construções financiadas pelos bancos, notei uma grande procura por qualidade na área da Construção Civil”, revela Ricardo.
Aluno do 5º período da Engenharia Civil do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM, Flávio Ricardo hoje tem a sua própria empresa, em crescimento sólido. “O empreendedor deve sempre inovar, fazer diferente, isso faz a diferença no mercado. Você se torna referência até para seus concorrentes”, avalia. Para ele, foi essencial acreditar no sonho e buscar um objetivo. “O UNIFEMM, juntamente com meus professores, contribuiu muito, me encorajando e me dando apoio para eu continuar”, garante.
Os irmãos Saulo, Angélica e Patrícia Calazans eram formados em Técnico em Contabilidade e já atuavam no mercado na empresa fundada pelo pai, Ertúzio Calazans, quando em 2001 decidiram, juntos, fazer o curso de Ciências Contábeis no UNIFEMM. Com isso trouxeram mais conhecimento e experiência a uma empresa com forte atuação em assessoria à Administração Pública Municipal e ampliar o negócio da família. “Mais do que nunca é um campo promissor e rentável, pois, nos dias de hoje as tomadas de decisões das mais diversas empresas nos mais diversos setores baseiam-se nos trabalhos de um Contador”, avaliam os irmãos.
Para eles, a graduação em Ciências Contábeis foi essencial para o crescimento, consolidação da empresa e para a própria carreira profissional, pois atuam em um mercado extremamente concorrido. “No UNIFEMM, contamos com uma excelente estrutura e um Corpo Docente altamente qualificado, o que nos preparou para atuarmos num mercado cada vez mais competitivo e exigente”, observam os irmãos Calazans.
Com informações ACOm Unifemm.