O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, em busca de resultados positivos junto a projetos que impactam a vida dos usuários do sistema bem como de toda a cidade, iniciou a implantação de metodologia estratégica de gerenciamento. À exemplo da prefeitura, que conta com equipe de gestão para resultados para acompanhar projetos prioritários do governo, o SAAE capacita servidores do corpo gerencial para diagnóstico de diferentes setores do órgão a fim de concluir o plano estratégico 2014/2016 da autarquia.
Na segunda-feira, 14, foi realizado workshop ministrado pela ECOENGE, que presta serviços de engenharia consultiva, para levantamento do diagnóstico técnico e operacional do SAAE. Para o presidente Marcos Joaquim Matoso, o momento é histórico para a autarquia. “A equipe é fundamental para o sucesso do projeto. Apostamos na gestão integrada e na difusão de conhecimento dentro da própria autarquia com métodos, ferramentas, técnicas e estratégias que garantirão resultados que refletirão na prestação de serviços à população”, considera.
Cerca de 30 servidores participam da realização do diagnóstico e apontam, em conjunto, possíveis causas que podem impactar negativamente na melhoria dos serviços da autarquia. O plano utiliza a ferramenta PDCA: P – planejar; D – desenvolver; C – checar, corrigir; A – avaliar.
Os processos devem promover a integração de diferentes áreas dentro do universo corporativo e conquistar resultados melhores. O PDCA é um ciclo que reforça as estratégias e a operação. O principal objetivo desse ciclo é favorecer a utilização de uma metodologia que ajude a diagnosticar, analisar e resolver problemas organizacionais.
Com ascom SAAE