O número de pessoas que estudam pelo ensino à distância está cada vez maior. Pensando nisso, o psicólogo Educacional da Unicesumar, Renan Martimiano Vieira elaborou um texto sobre a história da Educação à Distância. Renan é mestrando em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá. Confira:
A Educação a distância (EAD) se caracteriza em uma atividade de ensino-aprendizagem no qual a interação entre professor, aluno e tutor, se dá a partir da utilização de meios e tecnologias da informação e comunicação, pois estes se encontram separados no tempo e espaço.
A EAD no Brasil, embora pareça algo novo, vem sendo desenvolvida enquanto uma ferramenta de ensino desde 1904. Nos primórdios, os cursos à distância, longe do advento da internet e dos atuais meios de comunicação, se desenvolveram a partir de cursos por correspondência e, em seguida, cursos transmitidos via rádio. É claro que, nesta fase embrionária de desenvolvimento da EAD, estes cursos eram voltados para o ensino básico e muitas vezes utilizados enquanto forma de combate ao analfabetismo em regiões menos desenvolvidas do Brasil.
Após a década de 70, além dos cursos por correspondência e via rádio, começaram a ser desenvolvidos os telecursos, transmitidos pela televisão, com assistência telefônica para os alunos. Até então, os cursos à distância cumpriam o papel de alfabetizar, de formar para o ensino fundamental e médio e, também, profissionalizar.
A EAD que conhecemos atualmente começou a ser moldada somente na década de 90, com a criação da Universidade Aberta de Brasília. É nesta fase da EAD que se iniciaram os primeiros cursos de ensino superior à distância. Neste período, a Internet começa a surgir com mais força enquanto meio de comunicação dentro das universidades e em 1996, a partir da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), surgem as bases legais que amparam o desenvolvimento do ensino superior à distância no Brasil.
A expansão e consolidação da EAD é cada vez mais evidente. Hoje, a EAD é responsável pela formação de muitas pessoas no Brasil inteiro, contando com inúmeros cursos de graduação e pós-graduação. Se você tem interesse nesta modalidade de ensino, procure saber um pouco mais, pesquise sobre a metodologia, disponibilidade e duração dos cursos, bem como a quantidade de horas presenciais que você terá que cursar.
Mais informações sobre a EAD da Unicesumar no www.ead.cesumar.br, através do 0800-601-6828 ou no polo de apoio presencial localizado na Avenida Getúlio Vargas, 627, Orla da Lagoa Paulino, telefones (31) 3773-6300, 3773-7373 ou 3026-3115.
Ascom Unicesumar