A partir de sexta-feira, 25, pode chover em Sete Lagoas e região. O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Daniel Guimarães é quem traz a informação. “A forte massa de ar polar que atua nesse momento no Rio Grande do Sul (veja a imagem de satélite) tem força suficiente para romper a massa de ar seco que predomina na Região Sudeste e deve trazer chuvas para quase todo o estado de Minas Gerais a partir de sexta-feira”.
Segundo o pesquisador os modelos de previsão numérica indicam a possibilidade de chuvas mais intensas na zona central do estado compreendendo as regiões Oeste de Minas e Metropolitana, o que inclui Sete Lagoas.
A chegada da frente fria e o aumento da nebulosidade apresentará temperaturas mínimas mais elevadas e temperaturas máximas mais reduzidas, oscilando entre 14 e 24ºC no fim de semana. Na sexta-feira, 25, os modelos indicam aumento na turbulência atmosférica com ventos moderados no período da tarde.
As chuvas devem contribuir para a redução das queimadas e aumento da umidade relativa do ar que vêm causando problemas respiratórios na população. A imagem abaixo mostra as queimadas ocorridas apenas na terça-feira, 22, em Minas Gerais.
por Juliana Nunes com informações de Daniel Guimarães