Na última semana, o Hospital Nossa Senhora das Graças, HNSG, realizou uma ação voltada para a humanização dos pacientes na UTI – Unidade de Tratamento Intensivo adulto.
O trabalho utilizou a música como elemento terapêutico em ambiente hospitalar. Esta ação foi realizada por dois colaboradores do hospital, o técnico de enfermagem Cássio Palhares, que há 28 anos trabalha no setor, e o enfermeiro Clébio Dean.
Munidos de violão e gaita os voluntários executaram repertório musical no interior da UTI, para um paciente internado com uma sedação leve. Gêneros variados como MPB, músicas evangélicas e chorinho fizeram parte do repertório escolhido pelo paciente Ednei Dias. O fato de estar consciente proporcionou uma interatividade entre os profissionais, o paciente e a sua esposa.
Segundo o relato do paciente Ednei, “Foi maravilhoso! A música cura o corpo, o coração e a alma. O que precisamos aqui é um pouco de alegria e esperança e a música traz isso. Esse trabalho é maravilhoso e deveria existir todos os dias”.
“A música quebra barreiras, emociona e transporta o paciente para outra realidade de alegria e esperança”, afirma o enfermeiro Clébio Dean. Entre os resultados da terapia, ele elenca a alteração da frequência cardíaca, a diminuição da dor e da ansiedade, bem como a melhora da qualidade de sono. “A mudança de expressão das pessoas com a música é visível”, completou.
“Quando o trabalho é um prazer, a vida é uma grande alegria. Fazer aquilo que se gosta é liberdade. Gostar daquilo que se faz é felicidade. Sobretudo quando a felicidade é compartilhada com as pessoas que estão em nossa volta. Amo trabalhar com toda a equipe da UTI e trabalho feliz com a equipe que eu amo”, relata o técnico de enfermagem Cássio Palhares.
Ascom HNSG