Nos dias 29 e 30 de julho, aconteceu em Belo Horizonte o MIT Education DesignShop (http://edudesignshop.mit.edu), Workshop de Inovação na Educação do MIT (Massachusetts Institute of Technology).
O evento foi organizado pelo Professor, Consultor e Palestrante sete-lagoano Gustavo Couto, Grupo Anima Educação (Uni, UNA e HSM) e o Portal Pensar Saúde. Durante os dois dias foram trabalhados três tópicos:
– Currículo do Futuro;
– Estruturas motivacionais dentro e fora da sala de aula;
– Recursos e estruturas para retenção e diversificação do conhecimento.
A metodologia de inovação que sustentou toda aplicação foi o Design Thinking. Tim Brown, presidente da IDEO, ao palestrar sobre o tema para empresários de todo o mundo, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, conceituou DT (Design Thinking) como uma metodologia de inovação centrada no desejo, na experiência e nas expectativas do usuário ou cliente. A IDEO é uma das maiores empresas de design do mundo, nascida em Palo Alto, Califórnia, próximo à Universidade de Stanford.
Na percepção de Tim Brown, a inovação de qualquer serviço ou produto precisa ser alimentada por uma profunda compreensão, através da observação direta do que de fato as pessoas querem ou precisam em sua vida, e do que gostam ou não na forma ou procedimento de criação de um serviço ou produto. Assim o autor conceitua o Design Thinking.
A metodologia possui alguns passos básicos:
Fase 1: Compreensão – Diante de um problema, cada indivíduo deve contribuir com sua experiência e repertório para sua resolução.
Fase 2: Observação – Diante do entendimento de cenário da equipe, elabora-se uma pesquisa de empatia com ênfase em entrevistas qualitativas para chegar à compreensão do que as pessoas dizem que fazem; observar em campo o que de fato faz cada indivíduo ou equipe e, ainda, ir a campo para fazer o que elas relatam que fazem, tendo a oportunidade de vivenciar o problema ou ação junto com o profissional.
Fase 3: Percepção – Após a experiência de campo e reflexão das várias percepções, é preciso ressignificar o problema.
Fase 4: Criação de ideias – Usar a criatividade para buscar o máximo de alternativas possível para a solução do problema.
Fase 5: Prototipagem – Selecionar algumas ideias que serão tangibilizadas em serviço, processo ou produto, num ambiente de muita criatividade e estímulo. Utilizar técnicas diversas com equipes multidisciplinares, compondo uma cultura rica em ideias, experiência e empatia.
Fase 6: Testar junto ao público-alvo – Voltar a campo para sentir o retorno dos usuários, mensurando melhorias e supostas adequações.
Fase 7: Reiteração – A soma dos inputsrecebidos, buscando a maior assertividade para testar as ideias e propostas, chegando a soluções desejáveis pelos usuários. É uma fase de pré-planejamento de viabilidade, inclusive financeira.
A metodologia se resume ao desenho de serviços, processos e produtos com foco centrado no cliente, seja ele interno ou externo. Também é ressaltada a colaboração e conexão entre os diversos setores da instituição, que geralmente se incunbem de suas especificidades no dia a dia, sem a troca de experiências concretas que possam agregar valor à instituição e aos usuários finais. Importante notar que a empresa se expõe a grande risco no distanciamento entre o desejo do usuário do serviço e dos gestores que o elaboram. A qualidade que gestores julgam agregar não é percebida pelos usuários.
O Design Thinking ocupa um papel fundamental nos novos arranjos, propostas e currículos, pois proporciona a aprendizagem de habilidades colaborativas, desenvolvendo a postura de escuta, observação e compreensão de raciocínios divergentes. As experiências de campo, seguindo a metodologia proposta, facilitam a elaboração de projetos em que os alunos precisam ir atrás das soluções e se colocar no lugar do outro. Não se trata apenas de trabalhar em equipe, mas de estimular a cocriação e desenvolver o pensamento integrativo.
Conclui-se que tais competências resultam em mudanças significativas de perfil de aluno e de ser humano. As restrições de nossa realidade educacional devem ser abraçadas como impulso para soluções criativas em ambientes educacionais.
Para saber mais sobre Capacitação em Design Thinking, ou levar este produto e consultoria para sua empresa ou escola, entre em contato com o Gustavo Couto através do email gustavo@gustavocouto.com.br ou pelo (31) 9247-8888.
Ascom Gustavo Couto