Escolas de Sete Lagoas continuam a adotar a Metodologia CLE (Construção das Linguagens Essenciais) direcionada a professores e pedagogos do ciclo complementar (4º e 5º anos). Adotado com apoio do Rotary Club Mucuri de Sete Lagoas.
Esse método educacional consiste na imersão pela qual os alunos estão constantemente envolvidos em atividades linguísticas novas e cada vez mais complexas, sempre realizadas em grupos.
“A metodologia a ser aplicada é um instrumento capaz de alfabetizar jovens e adultos em curto espaço de tempo, com a utilização de poucos recursos”, explicou a professora da Escola Municipal Alípio Maciel de Oliveira, Sinalha Aparecida.
Para a professora, a metodologia CLE contribui para a aprendizagem dos alunos, “pois esses ficam mais motivados, a escrita melhora, amplia a linguagem oral das crianças, além do trabalho coletivo que é fundamental na construção do ensino”, avaliou.
Para a secretaria de Educação Mércia Diniz, “a metodologia CLE vai de encontro com as propostas em tornar nossos alunos letrados, em busca da qualidade na educação. Acredito em vocês pedagogos, diretores e professores que vão abraçar o projeto que é uma grande oportunidade aos alunos de 4º e 5º ano. Agradeço ao Rotary Club, representado neste evento por ilustres membros comprometidos com o mais nobre ideal que é o de ajudar o próximo, sempre somando forças conosco, na busca de uma educação de excelência para a cidade.”, destacou.
De acordo com EGD Itamar Duarte Ferreira, do Rotary Club Sete Lagoas Boa Vista, “é uma grande felicidade ver que a secretaria está dando continuidade nesse projeto que deu certo por trazer muitos benefícios para os analfabetos. A nossa organização de Rotary Internacional vem desde 1985 e, declara o analfabetismo como grande problema mundial e o Rotary Club vem apoiando este projeto no mundo todo. Parabenizo as professoras que estão aplicando esta metodologia e desejo a todos muito sucesso na continuidade deste projeto”.
Segundo o diretor de Projetos do Rotary Club Sete Lagoas Mucuri, José Luiz de Freitas “em 2012 foi implantado o CLE para os 1º, 2º e 3º ano, sendo que 11 escolas foram treinadas e acompanhadas pelo Rotary. As escolas em que havia participação da pedagoga, o método foi eficaz, no entanto, as que não tinham o acompanhamento de pedagogos o resultado não foi o desejado”, afirma.
Com informações ASCOM Prfeitura