Após um ano de sua morte, já considerada a mais perfeita voz do Brasil será homenageada no palco da Casa da Cultura de Sete Lagoas. O tributo a Emílio Santiago é uma iniciativa o músico João Santiago que promete levar ao público as mais famosas e premiadas composições de um dos ícones da musica brasileira.
Emílio Vitalino Santiago, nasceu no Rio de Janeiro em 06 de dezembro de 1946. Frequentou a Faculdade Nacional de Direito na década de 1970, inicialmente para se tornar um advogado. No decorrer do curso, Emílio decidiu que queria ser diplomata, pois o incomodava o fato de não existirem negros nos quadros do Itamaraty. Emílio já cantava nos bares da faculdade, em roda de amigos, apenas por diversão.
No início, não tinha vontade de se tornar um cantor profissional, e tão pouco pensava nisso. Quando as inscrições do festival de música da Faculdade foram abertas, os amigos de Emílio o inscreveram sem ele saber. Emílio participou e venceu o concurso, chamando a atenção dos jurados, entre eles, Beth Carvalho.
A partir daí, sua presença em festivais estudantis era frequente, ganhando todos os concursos do qual participava. A música já falava mais alto na vida de Emílio, porém, concluiu o curso de Direito por insistência de seus pais.
Nesta mesma chegou as finais no programa de Flávio Cavalcanti na extinta TV Tupi. Trabalhou como crooner da orquestra de Ed Lincoln, além de muitas apresentações em boates e casas de espetáculos noturnas.
Em 1973 lançou o primeiro compacto pela Polydor com as canções “Transa de amor” e “Saravá Nega”, que ocasionou maiores participações em rádios e programas televisivos. Emílio faleceu em 20 de março de 2013, aos 66 anos, em decorrência a um acidente vascular cerebral.
As duas apresentações do Tributo a Emilio Santiago acontece no dia 16 de agosto, a partir das 20h30.
Tributo a Emílio Santiago com João Santiago e banda
Data: 16 de agosto, sábado.
Ingresso: R$30,00
Horário: 20h30
Local: Casa da Cultura de Sete Lagoas, Avenida Getúlio Vargas, 91 – Orla da Lagoa Paulino.
Informações: Tel.: (31) 3773-5687
Com informações ASCOM Cultura.