Uma casa abandonada há quase um ano no número 382, da Rua São José, no bairro São Geraldo, vem tirando o sossego dos vizinhos da região. O imóvel está vazio desde que a proprietária faleceu e passou o bem para duas herdeiras. Há seis meses, segundo vizinhos, moradores de rua aproveitaram o muro baixo e invadiram a casa.
“Tá complicado isso aí. Tem uns seis moradores de rua que estão aí usando droga e enchendo de entulho a casa”, critica uma vizinha. Nesta sexta-feira, 15, um pequeno foco de incêndio começou no quintal da casa e o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, PM, foram acionados, mas não foi necessária a intervenção. Quando nossa reportagem chegou ao local a fumaça indicava onde o fogo foi ateado.
Uma placa em uma das janelas da frente informa que a casa está à venda, mas diante da situação é difícil alguém se interessar. “Já cobrei das proprietárias uma solução urgente, assim não pode ficar. Como o imóvel está hoje não tem como eu mostrar para ninguém que se interesse”, reclama o corretor responsável que é cobrado insistentemente pela vizinhança por uma solução.
O portão que dá acesso a casa está com um cadeado que foi estourado deixando o acesso livre para quem quiser. “Eles (moradores de rua) entram aí e ficam à vontade. A gente não está aguentando mais”, desabafa outra vizinha. Nesta manhã alguns pneus velhos estavam no muro da frente da casa. “Parece que roubaram um cavalo e colocaram aí dentro junto com o fogo, mas o dono já veio buscar o animal”, reclamou a vizinha de um comércio ao lado.
Na prefeitura fomos informados que os vizinhos devem oficializar a reclamação através de um ofício. “A pessoa coloca isso no papel e protocola para que os fiscais e o meio ambiente sejam notificados para uma fiscalização”, informou uma atendente da Central do Contribuinte onde o documento deve ser entregue.
Por Marcelo Paiva