O movimento das Lésbicas, Gays, Bissexuais Transexuais e Transgêneros (LGBT) de Sete Lagoas em parceria com a prefeitura de Sete Lagoas e secretaria de Saúde irá promover, no dia 21 de setembro, a III Parada do Orgulho Gay da cidade.
O evento contará com a participação de Drag Queens, Grupos de Danças dentre outras atrações. A concentração será na Avenida Norte Sul (em frente a Moto Pista) a partir das 12h.
O grande objetivo deste evento será o de promover o movimento contra a homofobia e a importância do respeito com o ser humano. Em parceria com o Programa Municipal DST/AIDS, será também um momento de conscientização da população no combate à prevenção da AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis.
Atualmente em Sete Lagoas estão regularmente cadastrados no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) 1078 pacientes. Houve um acréscimo de 100 em relação ao ano de 2013, sendo que desse montante 763 pacientes estão em uso de ARV`s (Anti Retro Virais).
Em 2013 na cidade, foram registradas 11 gestantes portadoras do vírus, um decréscimo de 05 gestantes em relação ao ano de 2012 e 4 crianças em uso de TARVs, aumento de 01 criança em relação ao ano anterior. Todos os pacientes recebem o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar do SAE com o objetivo de garantir a adesão ao tratamento e proporcionar apoio psicossocial as famílias.
De outubro de 2013 até o momento foram registrados 19 óbitos na cidade, um total geral de 211 mortes decorrentes da doença. Houve um acréscimo de 12 óbitos em relação a 2012, grande maioria em virtude de diagnóstico tardio.
O presidente do movimento LGBT de Sete Lagoas, Fábio Paiva, ressalta a importância da parada “acreditamos que será um grande movimento para a cidade, podendo de alguma forma, diminuir o preconceito que algumas pessoas insistem ainda em ter. Além disso, vamos mobilizar a população LGBT no combate a prevenção da AIDS e doenças sexuais”, lembra.
Com informações ASCOM Saúde.