A cidade subiu de F para C no índice de Aspectos Relevantes do indicador de Risco de Crédito (RATTING), realizado pela Caixa Econômica Federal. Essa mudança de posição aponta para uma possível melhoria ocorrida nos números fiscais da Administração.
De acordo com a Caixa, os pontos que contribuíram para essa elevação são caracterizados pela geração de poupança no patamar de 7% da Receita Orçamentária Líquida – ROL no último ano, 2013, diferente da situação deficitária encontrada no ano anterior, 2012.
Segundo o relatório da Caixa houve também redução significativa do déficit orçamentário, caracterizado por uma renda maior e menos dívidas nos últimos dois anos. O déficit que era de 8% constatados na análise da Receita Orçamentária Total – ROT de 2012 caiu para 1% em 2013.
Outros fatores apontados foram a redução expressiva das despesas de pessoal em 2013 e o crescimento na arrecadação de recursos próprios, bem como outras receitas.
Contudo, os vereadores tem demonstrado certo receio quanto a capacidade de endividamento da cidade. Até o momento já foram aprovados financiamentos para obras do município que se aproximaram da casa dos R$ 100 milhões (veja AQUI). Os contratos são para obras, entre elas, a de captação de água do Rio das Velhas.
Com informações ASCOM Prefeitura