A pancada de chuva que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 29, com direito a presença de granizo em alguns pontos da cidade surpreendeu a população, mas a chuva ainda deve demorar a chegar. A previsão para este sábado é de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado e apenas pancadas de chuva durante a noite. Já no domingo não deve chover e a previsão é de sol com algumas nuvens.
Segundo o pesquisador Daniel Pereira Guimarães, gestor do sistema agrometeorológico Agritempo a forte massa de ar quente que permaneceu nos últimos meses sobre as regiões Sudeste e Centro Oeste vem causando altas temperaturas e baixa umidade do ar.
Ainda segundo o pesquisador a chuva que caiu na cidade no dia 19 permitiu uma boa recuperação da umidade superficial dos solos e contribuiu para a recuperação dos gramados, emissão de folhas novas nas árvores da cidade e diminuição das queimadas.
”Nos últimos dias tivemos uma sensível piora na qualidade do ar em função do fortalecimento da massa de ar seco na região. Sete Lagoas registrou, no dia 27 de agosto a temperatura de 34.3°C e nos últimos dias a umidade relativa do ar esteve sempre abaixo de 25% sendo que o menor valor foi observado no dia 23 deste mês de Agosto quando a UR% atingiu apenas 18%”, destacou Daniel que ainda orienta que nesses dias é necessário ter cuidados redobrados com os incêndios.
”Nesse momento temos a passagem de uma frente de chuvas sobre o Sudeste com algum impacto sobre a qualidade do ar e até a possibilidade de chuvas isoladas em nossa região. A partir de domingo o tempo volta às condições de sol forte e altas temperaturas”, explica o pesquisador.
Os modelos de previsão meteorológica indicam a chegada de uma nova frente fria na região entre os dias 03 e 05 de setembro com a possibilidade de ocorrência de chuvas em Sete Lagoas.
No entanto, o início da estação chuvosa ainda demora para chegar e a seca ainda castigará nossa região. A represa de Três Marias está no momento com apenas 7,6 % de sua capacidade de armazenamento e ainda é preciso economizar água e energia.
Em condições normais, o início das chuvas em Sete Lagoas ocorre na segunda quinzena de outubro e o mês de setembro é de baixíssima precipitação. Enquanto isso na cidade muitos ipês ainda estão floridos e a dica do pesquisador é que “a época ainda é boa para observar a natureza”.
Da redação.