A Cia Agnes de dança se apresenta nesta sexta, 19, às 20h, na Casa da Cultura. O espetáculo “Que Lugar é Esse?” convida a uma reflexão sobre temas como bulling e a busca da auto aceitação. A entrada é gratuita.
Em fase de profissionalização, a Cia Agnes inaugura um novo processo de trabalho, e partindo para um processo de investigação coreográfica para elaboração de seu primeiro espetáculo, a Cia Agnes desenvolveu um trabalho com duração de 12 meses para construir o espetáculo que após estreia no Teatro Municipal de Ibirité, foi premiado com a 1ª Mostra de Artes Cênicas dos Centros Culturais de BH.
“Que Lugar é Esse?” aborda assuntos recorrentes no cotidiano da juventude, usando da interação entre a dança e o teatro. A partir de pesquisas com a juventude o espetáculo problematiza questões como bulling, a busca da auto aceitação e as relações amorosas entre os grupos. Tomando a arte cênica como ponto de partida o grupo traz neste espetáculo uma mensagem à juventude.
A história da Cia Agnes se inicia em 2001, em Belo Horizonte – Minas Gerais, com o encontro de jovens interessados em pensar a cena cultural a partir de referências estéticas, religiosas e sociais. No desenvolvimento do grupo, foram se integrando outras formas de manifestação cultural e artística como teatro, dança contemporânea, dança afro e danças urbanas.
Valendo-se da liberdade e da ligação entre a dança e o teatro, incorporam o material pesquisado e o transformam em linguagem cênica contemporânea e original. Com isso, a Cia ampliou a visão sobre outras expressões culturais no campo da dança, chegando a um resultado que mescla diversos estilos de dança e teatro.
O resultado dessa investigação tem contribuído para a criação e produção de diversas coreografias com o desenvolvimento cultural e social de seus integrantes. O grupo criou o seu primeiro espetáculo “Que Lugar é Esse?” especulando a beleza dos valores, dos corpos e dos hábitos do nosso povo.
A Cia Agnes já percorreu diversos bairros e cidades mineiras e participou de eventos como:
1ª mostra de artes cênicas nos centros culturais de Belo Horizonte;
CARAVANA CUFA (Central Única das Favelas), percorrendo as cidades de Felixlândia e Carangolas;
Gira Praça – evento organizado pelo SESC Minas;
Expresso Liberdade – projeto com o objetivo de levar às periferias e comunidades de Belo Horizonte a dança, o circo e o teatro;
Quadrifest – evento organizado pela própria Companhia nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010, com o objetivo de misturar um evento de dança com a popular conhecida Festa Junina;
Festa da Associação Beneficente Caminhar, COMEQ e BH na Paz – realizado pela ONG Arte pela Paz;
No ano de 2012, o grupo participou do edital de Circulação nos Centros Culturais e realizou a apresentação em dois Centros Culturais: Urucuia e São Bernardo, os artistas também receberam, no mês de Janeiro, o Prêmio Cena Minas de Artes Cênicas de Minas Gerais – 6ª edição 2014. Sete cidades mineiras sendo elas “Ouro Preto, Ibirité, Sete Lagoas, Nova Lima, Brumadinho, Contagem e Rio Acima” receberão o Espetáculo “Que Lugar é Esse?”.
Serviço:
Espetáculo Que lugar é Esse? – Cia Agnes de Dança (BH)
Data: 19 de setembro (sexta)
Horário: 20h
Local: Casa da Cultura – Avenida Getúlio Vargas, 91 Centro (Orla da Lagoa Paulino)
Informações: Casa da Cultura (31) 3773-5687 / 3772-1146.
Ascom Cultura