O crescimento desordenado, trânsito caótico, escassez de recursos naturais são alguns desafios para os gestores públicos das cidades nos próximos anos. As inovações tecnológicas trouxeram novas ferramentas que contribuem para uma gestão moderna, com dados estatísticos e conhecimento integrado.
Foi a partir desta ideia que o Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM lançou na noite desta quinta-feira, 09, seus dois novos cursos, em Arquitetura e Urbanismo e Superior de Tecnologia em Geoprocessamento. O evento contou com a presença de profissionais do setor, comunidade acadêmica e do prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo.
Durante o lançamento oficial, foi apresentada a estrutura dos cursos, assim como a grade curricular e o perfil de profissionais a serem formados. Para o Reitor do UNIFEMM, Dr. Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho, as cidades estão em um processo de rápidas mudanças, não só econômicas ou políticas, mas principalmente social e, por isso, precisam ser modernizadas e humanizadas, para aumentar a qualidade de vida da população.
“No processo de decisão e formatação destes novos cursos, partimos da ideia de que não se tratava simplesmente de ampliar nosso portfólio de produtos. Tratava-se, sim, de entender as necessidades de nosso entorno e responder de forma proativa a elas”, observou.
A partir desta ideia foram criados os dois cursos, de forma integrada, onde se propõe a formação de profissionais capazes de ter uma visão mais ampla do espaço urbanos e munidos de modernas ferramentas para enfrentar os desafios de reorganizar e entender os problemas das cidades.
“Entendemos que estes profissionais precisam e devem discutir de forma propositiva o espaço construído e o espaço natural, o espaço público e o privado, seu uso cotidiano deste espaço e as expressões arquitetônicas de intervenção nesse espaço. Questões como a formação social local e regional, o comportamento das pessoas, as demandas da comunidade”, afirmou o Reitor do UNIFEMM.
Através da experiência dos holandeses, o arquiteto e assessor de planejamento do UNIFEMM, Flávio de Castro, mostrou a importância de formar profissionais qualificados para entender os problemas e propor soluções para as cidades.
“Ainda hoje, causa-nos espanto lembrar que 25% da terra holandesa estão abaixo do nível do mar. Essa proeza é fruto de um trabalho de mais de 1.000 anos, de gerações e gerações de holandeses que ao longo deste tempo dominaram à perfeição, as técnicas de drenagem de solo com o bombeamento feito por moinhos de vento, com a construção de diques, de canais de controle de enchentes, com o controle constante da umidade do solo”, revelou. Ele explicou que o Geoprocessamento é uma das mais importantes ferramentas científicas e tecnológicas para trabalhar na organização dos espaços, de forma se tornarem mais confortáveis para o ser humano e respeitoso com o meio ambiente.
Em sua apresentação, Flávio de Castro mostrou os diferenciais do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFEMM, voltado não só para um profissional capacitado para trabalhar os ambientes internos ou edificações, mas para ter a noção, de forma integrada, do espaço construído e do território onde está inserido.
“Nessa dimensão, promoveremos uma fértil circulação e combinação de saberes universais, regionais e locais, de domínio público e de domínio privado, técnicos, especializados, profissionais e acadêmicos, permitindo o dimensionamento correto da intervenção no espaço e da posição do homem dentro dele” explicou.
Com isso, os alunos do curso terão, nos cinco primeiros semestres, disciplinas de Geoprocessamento. “Com o conhecimento da ciência do geoprocessamento, o arquiteto e urbanista oriundo do UNIFEMM terá uma compreensão mais ampla e acurada dos desafios que enfrentará em seu trabalho. E, portanto, terá melhores condições de propor as soluções para vencê-los”, avaliou.
Prefeito – Presente no evento, o prefeito de Sete Lagoas, Marcio Reinaldo, conheceu de perto a proposta do UNIFEMM e elogiou a iniciativa de apresentar cursos com propostas de formar profissionais preparados para atuar no desenvolvimento regional. Segundo ele, a instituição tem não só a estrutura, mas também o peso e importância para dar um dos seus principais passos em seus quase 50 anos, de receber o curso de medicina.
“O passo para o curso de Arquitetura e Urbanismo, assim como o de Geoprocessamento, já foi dado. Agora, para a medicina, sem dúvida alguma, o UNIFEMM é a instituição mais preparada. E vamos comemorar essa conquista juntos”, garantiu Marcio Reinaldo em seu discurso.
As inscrições para o Vestibular 2015 do UNIFEMM estão abertas até o dia 16 de novembro. A instituição de ensino oferece, no total, 21 cursos. Os interessados devem acessar o site www.vestibular.unifemm.edu.br, onde podem ser realizadas as inscrições, assim como encontrar as principais informações sobre os cursos disponíveis no processo seletivo.
Com informações ASCOM Unifemm.