O grupo Carroça Teatral e a Temporada de Teatro de Sete Lagoas convidam a todos para o espetáculo “O Auto do Boi da Manta – De Repente: O Milagre da Ressurreição”, no próximo sábado na Praça Tiradentes, as 17h, e no domingo na Feirinha da Lagoa da Boa Vista, as 10h.
A peça conta a historia do Boi, ouvida e pesquisada atentamente durante o laboratório de criação do espetáculo, na tentativa de resgatar e preservar a memória mineira dando ênfase à manutenção do patrimônio cultural imaterial do estado.
Com muita música e personagens cômicos a peça traz um repertório musical em torno do folclore mineiro oriundo dos batuques e guardas de Congos/Moçambique, o ritmo de jongo aos sons de pandeiros, caxixis e tambores de corda ganham notoriedade com o texto rimado em repente matuto. A apresentação faz da rua o cenário e dos expectadores possíveis atores, sobressaltando a proposta popular do fazer artístico.
A mistura das crenças e raças é um dos motes da encenação do diretor Paulinho do Boi. A história do boi da manta é uma expressão do contexto sertanejo do povo brasileiro e trata exatamente da diversidade sócio-cultural do país. Acredita-se que padres Jesuítas usaram da lenda do boi, em forma de teatro, para catequizar índios e negros.
Desde o século passado segundo consta na memória do povo sertanejo, há registros da brincadeira do Boi da Manta – alusivos à religiosidade das festas juninas – principalmente no norte de minas – Boi de São João. Ainda hoje, em Sete Lagoas, há algumas manifestações religiosas onde a história do Boi da Manta é usada para fazer alusão ao milagre da ressurreição.
Na ocasião é contada a saga dos personagens Pai Francisco e Catirina, ele na ansiedade de satisfazer o desejo da mulher grávida, mata o melhor boi da fazenda e tira – lhe a língua para ela comer, no desespero com medo de um castigo do capitão, dono do boi, Pai Francisco vai pedir ajuda a um índio que junto com as rezadeiras e um padre escolhem uma criança pura de coração para soprar o boi (sopro da vida) e dessa forma ressuscitar o animal, daí por diante há uma grande festa no terreiro da fazenda comemorando o milagre da ressurreição.
O grupo Carroça Teatral nasceu no ano de 2012 com a proposta de agregar nas expressões do teatro popular – de rua – temáticas sócio/culturais buscando a reflexão do espectador, além de entreter e provocar a platéia com performances coloridas e divertidas. Quebrar o ritmo do cotidiano com um toque de felicidade.
Nascido dos alunos da oficina de teatro do Serpaf – Serviços de Promoção ao Menor e à Família – O grupo mantém, junto ao seu elenco, fortes laços com os anseios sociais através de valores ressaltados pelos jovens e adolescentes do elenco e da produção. Já agregam aos seus currículos três espetáculos para a cidade: O auto de natal “O Natal Existe?” apresentado no mercadão e no Centro Cultural Inhô Quim Drumond (Casarão) de Sete Lagoas, a peça teatral “A Casa da Mulher” apresentada na Casa da Cultura de Sete lagoas e na PUC Minas/BH e o “Auto do Boi da Manta – De repente o Milagre Da Ressurreição”.
A “Temporada de Teatro de Sete Lagoas” oferece espetáculos de qualidade, feitos por artistas de Sete Lagoas, a preços populares, desde Agosto de 2014. A iniciativa envolve vários grupos da cidade e tem a proposta de manter uma programação ininterrupta de apresentações todos os sábados e domingos. Fique atento à programação de Novembro.
Serviço
TEMPORADA DE TEATRO
“O Auto do Boi da Manta” da Carroça Teatral
25 de Outubro Sábado, 17h Praça Tiradentes, Centro.
26 de Outubro, Domingo, 10h, Lagoa da Boa Vista (próximo ao antigo Zoológico).
Com informações João Valadares.