Com sucesso profissional garantido, Márcia, 34 anos, mora de Belo Horizonte e terminou a faculdade de Publicidade aos 22. Entrou no primeiro emprego como assistente de marketing em uma empresa de porte médio e casou-se em seguida. Hoje, ela é a diretora do departamento e comanda uma equipe de 12 pessoas. Tudo poderia ser tão perfeito se não fosse por um grande peso que ela carrega faz dois anos: o de não conseguir engravidar.
Desde que ela e o marido, Rogério, decidiram em 2012 que seria o momento oportuno para serem pais, as coisas mudaram. Pela primeira vez, a relação está enfrentando um grande obstáculo, o casal tenta a gravidez há 24 meses. Esta situação não é nada incomum no Brasil. Segundo estimativas, um em cada dez casais brasileiros tem dificuldade para engravidar, isto é, tentam mais de 12 meses à toa com métodos convencionais.
“No primeiro momento foi muito frustrante porque sempre consegui tudo na hora que eu queria. Eu fiquei me culpando, colocando pressão em mim”, relata Márcia. “Isso certamente não facilitou a minha situação. Só recentemente comecei a investigar a minha fertilidade e percebi que não estava sozinha”, comenta.
Ela encontrou ajuda no blog Trocando Fraldas, AQUI, onde a Patrícia Amorim responde as perguntas de tentantes desesperadas. “Casos como o da Márcia aparecem várias vezes todos os dias. Nós, mulheres, sempre pensamos que é fácil engravidar, basta parar de se prevenir. Isto não é verdade, como sei muito da minha própria experiência”, ressalta a blogueira paulista. As tentativas dela somaram mais de sete anos durante suas três gestações.
Patrícia complementa que “muitas meninas só começam a entender o ciclo menstrual feminino no Trocando Fraldas e aprendem como é importante conhecer seu próprio corpo, saber como detectar seu período fértil para conseguir realizar o sonho de ser mãe”. O período fértil é o tempo durante o ciclo em que o óvulo é liberado pelos ovários e chega às trompas para poder ser fecundado por um espermatozóide. Este período se estende entre cinco e sete dias.
Mesmo que muitas mulheres desejem, nem todo corpo feminino funciona da mesma forma. Enquanto algumas mulheres têm sua menstruação sempre a cada 28 dias e, às vezes, até no mesmo horário, outras enfrentam a grande incerteza quanto à duração do ciclo. Em casos extremos, ele pode variar entre 25 e 70 dias na mesma mulher. Nestes caso deve se suspeitar obviamente de alguma irregularidade e procurar ajuda profissional.
“Sem saber exatamente quando acontece sua menstruação fica impossível identificar o período fértil”, explica Patricia. Tipicamente, a fase mais fértil em cada ciclo ocorre duas semanas antes da menstruação. Quando existe uma grande incerteza não é possível ter relações sexuais no momento certo e conseguir uma gravidez. Foi isso que a Márcia percebeu.
“Cheguei à conclusão que nunca sei do meu período fértil, da minha menstruação, depois de ver as experiências relatadas por outras meninas”, resume ela. Isso foi a quatro meses atrás. Hoje, ela sabe que teve um ciclo de 38 dias, outro de 45 e um de 29. Esta pesquisa vai ajudar a investigar as verdadeiras causas das dificuldades para engravidar, que podem estar na alimentação, no psicológico ou em doenças de infertilidade.
Assim a Márcia vai juntando dados e informações, experimenta complementar sua alimentação com chá de inhame e suplementos, na tentativa de realizar seu grande sonho. “Eu estava desesperada há quatro meses, agora estou bem mais tranquila porque sei que não estou sozinha com meu problema e que a probabilidade de encontrar uma solução é grande”, conclui a mineira. Se tudo der certo, a família já pode receber o mais novo membro em breve e a Márcia continuar sua vida de forma mais feliz.
Da redação