Como parte dos trabalhos relativos a bacia da Lagoa Paulino, nesta segunda-feira, 27, foram iniciadas as obras de troca de redes de água e esgoto da Rua Quintino Bocaiuva para que, posteriormente, sejam executadas as obras de drenagem pluvial, que serão utilizados para o escoamento da água da chuva.
As obras fazem parte do Programa “Urbaniza” e consistem na escavação do solo e implantação de sistema de macro e micro drenagem composto de redes tubulares, caixas de passagem, poços de visita e dispositivos de captação de água superficial (bocas de lobo) para drenagem das vias públicas e do extravasor da Lagoa Paulino.
A primeira etapa começou na interseção da Rua João Pinheiro com Quintino Bocaiuva e será executada por quarteirões, a fim de evitar grandes transtornos no trânsito e para o comércio local. A troca de redes vai, inicialmente, até a esquina da Rua Benedito Valadares.
Com o objetivo de evitar a inundação das vias, edificações existentes na área de influência direta e a paralisação do tráfego, bem como possíveis prejuízos materiais às pessoas que tem residência nestas áreas as obras de drenagem pluvial foram iniciadas este ano.
O prefeito Marcio Reinaldo já havia ressaltado a importância e os desafios para a realização das obras: “Sabemos que se trata de um trabalho de difícil execução, pois estamos interferindo em toda a estrutura viária. No entanto, é importante lembrar que apesar dos transtornos que são inevitáveis, o sete-lagoano contará com grandes benefícios. Além do foco na drenagem pluvial, estamos aproveitando as escavações para fazer reajustes nas redes de água, esgoto, fibra ótica e telefonia, que muitas vezes são encontradas já com problemas técnicos”, conclui.
Com o projeto pretende-se ter maior controle de inundação no que se refere à Bacia da Lagoa Paulino com área de influência direta nas seguintes vias: Avenida Villa Lobos, Ruas Quintino Bocaiuva, Ouro Preto, Juca Cândido, José Duarte de Paiva, Mestre, Matozinhos, José de Alencar Drummond, Joaquim Cândido, Travessa Joaquim Cândido, José de Paula França, Benedito Valadares, João Pinheiro, Marechal Deodoro, Hugo dos Santos Silva e Benjamin Constant.
As obras estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Políticas Urbanas, da Codesel e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
Com informações ASCOM Prefeitura e SAAE.