As frentes frias que estão atingindo nossa região ainda não conseguiram reabastecer a umidade dos solos e a previsão de novas precipitações é só para o fim da próxima semana. Porém, os benefícios do início da estação chuvosa são percebidos pela melhora na qualidade do ar com o aumento da umidade relativa e o fim das queimadas.
De acordo com dados colhidos pelo pesquisador Daniel Guimarães na estação meteorológica da Embrapa, “a alta nebulosidade deverá permanecer este sábado, 01, e, a partir de domingo, 02, deveremos ter a predominância de sol entre nuvens com pequenas possibilidades de chuva e aumento na temperatura. Mas nada parecido com o intenso calor de meados de outubro quando a temperatura superou a casa dos 38 graus. Uma nova frente fria deverá atingir Sete Lagoas a partir do dia 08 de novembro”, afirma.
Ainda de acordo com o pesquisador da Embrapa, os meses de setembro e outubro tiveram precipitações abaixo da média. “Em setembro tivemos apenas um dia de chuva, 5 mm, quando o esperado era de 35 mm. Em outubro choveu 45 mm contra uma média esperada para o período de 110 mm”.
Os dados prevêem para o mês de novembro uma média de 210 mm em Sete Lagoas, o que significa um período bastante chuvoso. “Na próxima semana as chuvas deverão se concentrar do sul de Minas até o Rio Grande do Sul”, finaliza.
Da redação com Daniel Guimarães