O secretário de Meio Ambiente, Luiz Adolfo Borlido, explicou que a faixa de 300 metros que foi asfaltada na subida da serra de Santa Helena vai servir para abrigar a fiação e sensores de um circuito de monitoramento que será instalado no local. Os esclarecimentos aconteceram durante a reunião parlamentar dessa terça-feira, 19, atendendo a um pedido do vereador Dalton Andrade.
Por quase duas horas Luiz Adolfo falou sobre a degradação do parque da Cascata e da falta de cuidados com a Serra de Santa Helena. Segundo o secretário, aquele será o único ponto asfaltado da subida da serra. “Tem muita gente falando aí que vamos asfaltar a serra toda e isso não é verdade. Faltou comunicação no processo e ninguém vai morrer por causa daquilo não”, afirmou.
A camada de seis centímetros de asfalto vai abrigar os fios e sensores de duas câmeras que serão instaladas para monitorar a subida e descida de veículos e pedestres da serra. “Uma (câmera) vai pegar a entrada e a outra a saída do movimento. Foi um pedido da secretaria de Trânsito para o circuito de monitoramento”, explicou Luiz Adolfo que admitiu que a descaracterização ainda não havia sido submetida a apreciação Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Codema.
Dalton Andrade lamentou o fato e questionou o por quê de o parque da cascata não ser reaberto do jeito que está para práticas esportivas. “O desuso causa a degradação. Por que não chamar os envolvidos que utilizam o parque para esportes para conversar e fazer dessas pessoas monitores do local. Com gente lá ajuda a cuidar”, acredita o vereador.
Borlido garantiu que vai analisar a sugestão do vereador para tentar colocar um fim no impasse. Mas, apesar de se colocar à disposição, o secretário insistiu que o município não dispõe de recursos para a implementação do plano de manejo que vai consumir cerca de R$ 400 mil e que é o objetivo da prefeitura.
O secretário prometeu ainda que vai apurar todas as denúncias feitas pelos parlamentares sobre problemas e a falta cuidado da prefeitura com a serra de Santa Helena. Sobre enormes rolos de condutores que estão na subida, a explicação foi que o material, apesar de ser parecido com mangueiras de irrigação, será usado no sistema de monitoramento da serra.
Por Marcelo Paiva