SAAE e Engenheiros sem Fronteiras, ESF, Núcleo Sete Lagoas, realizam blitz de conscientização ecológica contra o desperdício de água, neste sábado, 29, de 9h as 12h, em frente ao Centro de Apoio ao Turista, CAT-JK. A mobilização vem com a proposta dos cidadãos serem um colaborador no uso da água.
Segundo o núcleo dos Engenheiros Sem Fronteiras na cidade, o volume de água acumulado nos reservatórios vem caindo a cada dia. “A situação é preocupante e não se pode depender apenas dos períodos chuvosos, é necessário aumentar a capacidade de retenção e armazenamento das águas nos ecossistemas naturais e, para isso, é fundamental políticas de gestão dos recursos hídricos e mudanças de hábitos. Culpar o clima pela escassez de água não resolve o problema”.
De acordo com Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, para atingir a meta de reduzir até o final de 2015, o índice 30% de perdas da água que é capitada e fornecida à população, utilizará tecnologia, e ações que conscientizem o usuário. Hoje o índice de perda de água é de aproximadamente 50%.
A Estação de Tratamento de Água, ETA, segundo dados do SAAE, apresenta 80% das obras concluídas, esse é o projeto de captação e tratamento de água do Rio das Velhas, e tem como objetivo melhorar o abastecimento de água para a população sete-lagoana. A população poderá visualizar a maquete do ETA e ter mais informações sobre o processo de capitação de água na blitz de conscientização.
Com ASCOM SAAE