A Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira, 20, o encontro mensal do “Fórum Perinatal: Rede Cegonha”, que tem como objetivo discutir a assistência materno infantil e a operacionalização da Rede Cegonha.
O encontro aconteceu na Casa da Cultura e contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Saúde de Sete Lagoas, Irmandade Nossa Senhora das Graças e de vários outros municípios como Baldim, Santana de Pirapama, Capim Branco, Três Marias, Cordisburgo dentre outros.
Andrelle Bernardes, gerente da Regional Lagoa Boa Vista e membro do grupo condutor da Rede Cegonha, foi a responsável pela abertura do evento e apresentou o panorama de fóruns no Brasil, nesta apresentação mostrou que em Minas Gerais possui quatro fóruns municipais, sendo que Sete Lagoas é um deles, a cidade serve de exemplo para todo o Brasil.
A palavra no fórum é livre, tornando ambiente propício para esclarecimento de várias dúvidas. Muitas perguntas ficaram em aberto para serem respondidas no próximo encontro. Os encontros acontecem mensalmente em Sete Lagoas.
Andrelle, ressalta. “Sete Lagoas está melhorando as discussões em relação a saúde da mulher e da criança através dos fóruns. Antes não tínhamos a oportunidade de trocar experiências com outros setores e municípios, os fóruns tem nos aproximado e melhorado nossa comunicação,” finalizou.
Vinculação da gestante desde o pré-natal até a maternidade; Boas prática no parto e no nascimento; Mortalidade materno; Direito ao acompanhante de livre escolha; Qualificação do Pré-Natal.
O médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) Luxemburgo, Dr. Luciano, lembra.“A falta de companheirismo dos parceiros é muito grande.A mulher é potencialmente capaz de trazer o parceiro para o pré-natal, mulher que se cuida, com certeza vai qualificar mais os seus parceiros!” Ressalta também, “Os exames são importantes para as mulheres e cabe a todas elas cuidarem de si, as doenças sexualmente transmissíveis estão se aflorando a cada dia mais. Cuidem-se!
O QUE É FORUM PERINATAL ?
O Fórum é um órgão deliberativo e institucional, responsável por gerir as políticas de atenção à saúde das gestantes e recém-nascidos e tem como objetivo discutir e pactuar propostas para organizar a rede de cuidados integrais e humanizada, favorecendo o acesso a práticas de saúde. O Fórum estabelece ainda uma linha de cuidados para as crianças e gestantes que deve ser seguida por todas as maternidades. Esses cuidados vão desde o acolhimento humanizado, garantia de acesso prioritário, responsabilização e continuidade do cuidado até a resolutividade e avaliação contínua, promovendo além de saúde, a qualidade de vida desse público.
O QUE É A REDE CEGONHA?
É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no Brasil.
Com informações ASCOM Saúde.