O primeiro dia de dezembro é voltado para o combate a AIDS, com o intuito de despertar a consciência dos cidadãos sobre a necessidade da prevenção e aumentar a compreensão sobre a doença, que tem tratamento e controle. Em função da data, a prefeitura irá realizar uma mobilização com distribuição de preservativos e panfletos educativos, no CAT/JK, a partir das 10h.
Hoje, o Serviço de Atenção Especializada, SAE, tem 1.227 portadores do vírus HIV cadastrados no sistema do Centro Viva Vida, CVV, residentes no município de Sete Lagoas e de 34 municípios da região. Em 2014, foram 120 novos casos de infecção pelo HIV.
A especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Júnia França, enfatiza a importância da prevenção. “O uso de preservativos é imprescindível e a realização da testagem também. Com o diagnóstico precoce, o tratamento também é precoce e as chances de transmissão são reduzidas, além da melhor reconstituição imune e resposta terapêutica. Todas as Unidades Básicas de Saúde do nosso municípiosolicitam o exame gratuitamente e distribuem preservativos,” finaliza.
O que é HIV?
É o causador da AIDS. O HIV (vírus da imunodeficiência humana) recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há portadores do vírus (soropositivos) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
O que é AIDS?
AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, e se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose e até alguns tipos de cânceres.
Como se pega o HIV?
Como o HIV, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, o vírus pode ser transmitido de várias formas:
• Sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal);
• Compartilhando agulhas e seringas contaminadas;
• Da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação;
• Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA, itinerante
Para facilitar o acesso da população sete-lagoana ao teste rápido do HIV, durante todo o mês de dezembro unidades da Atenção Primária a Saúde receberão uma equipe de multidisciplinar que realizará a testagem rápida do HIV a fim de prevenir, diagnosticar e iniciar o tratamento precocemente, quando necessário. Serão atendidos 30 usuários por dia, de 8 às 12h.
CRONOGRAMA:
Centro de Saúde Orozimbo Macedo e UBS Belo Vale
Data: 01, 02 e 05/12
Centro de Saúde Santa Luzia
Data: 09 e 12/12
UBS Cidade de Deus e ESF JK
Data: 15, 16 e 19/12
Centro de Saúde Montreal e ESF CDI
Data: 22, 23, 29 e 30/12
Com ascom Saúde