Enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas e psicólogas do PSE realizaram no mês de Novembro várias ações de promoção da saúde e prevenção de agravos durante a Semana de Educação para a Vida, com os alunos da rede municipal e estadual de ensino de Sete Lagoas que integram o Programa Saúde na Escola (PSE). O programa funciona na cidade desde julho de 2013.
As Nutricionistas do PSE participaram da comemoração da semana da saúde na Escola Estadual Modestino Andrade, neste mês de novembro. Durante o evento foi realizada uma gincana, onde todos os alunos do ensino fundamental e médio puderam participar das ações. O grande objetivo da gincana foi de reforçar o conhecimento dos alunos sobre todos os hábitos saudáveis que contribuem com a promoção da saúde.
Foram realizadas diversas atividades com as turmas do 4º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio e das turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental como a dinâmica baseada na pirâmide alimentar, jogo verdadeiro ou falso, onde as profissionais falaram sobre diversos mitos sobre alimentação e teatro infantil.
Durante as atividades, as nutricionistas se divertiram ao ouvir do aluno Ruan Pablo Soares, do 5ºano, a frase: “Difamaram a pirâmide alimentar”. O aluno se referia aos erros dos colegas de classe que durante a brincadeira colocaram o refrigerante no mesmo grupo de frutas durante a montagem da pirâmide alimentar, é o que lembrou a nutricionista, Rosângela Fernandes.
As nutricionistas realizaram também um teatro, onde confeccionaram frutas e vegetais em feltro e abusaram das caracterizações para chamar a atenção da criançada do turno vespertino. Em ambos os turnos, as atividades foram encerradas com uma animada gincana baseada nos 10 passos da alimentação saudável. Cada turma representou uma equipe diferenciada através de faixas coloridas no braço.
Cada passo da alimentação saudável era representado por uma prova, dentre as provas aplicadas foi destacada uma em que os alunos deveriam separar apenas os produtos lácteos em meio de embalagens de todos os tipos de alimentos; também jogaram boliche, derrubando os pinos representados pelos alimentos ricos em gorduras, e outra onde os alunos que estavam representando suas devidas equipes deveriam realizar um percurso em meio a cones, cordas e chute a gol, com um copo de água na mão.
“Os alunos do ensino médio sempre se apressam quando bate o sinal e percebi que eles interagiram tanto com a gincana, que nem se importaram em exceder 10 minutos do horário da saída”, declarou uma das professoras presente no evento.
A diretora da escola, Sra. Edimeires, não escondeu sua satisfação com o evento. “Estou extremamente satisfeita com o trabalho realizado pela equipe, superou todas as expectativas da direção. Além disso, não irei hesitar em chamar a equipe do PSE para participar de outras datas comemorativas de acordo com o cronograma escolar”, finalizou.
A equipe de Psicologia também participou da Semana de Educação para a Vida, que aconteceu nas escolas estaduais e municipais da cidade. Os temas abordados seguiram as demandas específicas de cada uma das escolas e fizeram parte dos três eixos de atuação da psicologia no PSE: saúde mental, cultura da paz e NÃO a violência e prevenção ao uso de álcool e outras drogas. A participação demonstra a importância e o reconhecimento dos aspectos psicológicos e psicossociais que permeiam o contexto escolar dos alunos, como um todo.
Enfermagem na Educação pela Vida
Os enfermeiros enfatizaram assuntos relacionados aos temas: Qualidade de Vida, HAS (Hipertensão Arterial) com aferição de pressão, diabetes, educação nutricional, higiene corporal (Pediculose, Verminoses e Hepatite A), saúde bucal, sexualidade, Comportamento individual, Abordagem dos Adolescentes, DST´s. Foram realizadas palestras sobre o Câncer de Mama, Próstata, Colo do Útero e prevenção de acidentes no “Projeto Samuzinho”.
Fonoaudiologia e Odontologia na Educação pela Vida
As fonoaudiólogas desenvolveram em algumas escolas ações relacionadas à saúde auditiva dos educandos. A odontologia também esteve presente falando sobre os cuidados e higiene bucal.
Com informações ASCOM Saúde.