Foi entregue ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, versão preliminar do prognóstico, pela DRZ, empresa responsável pela condução e elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, PMSB, de Sete Lagoas. Neste documento ações, cenários e alternativas são propostos para que o PMSB saia do papel. Desta forma, por determinação da Lei Federal é garantido em até 20 anos os serviços de saneamento, e segundo o prefeito Marcio Reinaldo, é assegurado aos cidadãos 100% dos serviços de saneamento por este período.
O PMSB se concentra em quatro eixos: abastecimento de água, tratamento do esgoto, coleta de resíduos e limpeza pública, além do sistema de drenagem no município. Para se proceder a uma análise mais detalhada da parte técnica das ações, as propostas do prognóstico foram encaminhadas para técnicos e engenheiros do SAAE dos vários setores envolvidos, e também para os membros dos comitês Executivo e de Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico, que tem como representantes importantes agentes da sociedade civil organizada e política.
Reuniões já foram realizadas para analisar a versão preliminar do prognóstico (produto 3 do PMSB), sendo uma delas com a participação do Planejamento Estratégico do SAAE e atualização do Plano Diretor e das Leis de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo.
Novas reuniões poderão ser agendadas até que o prognóstico atenda a todos os requisitos previstos no edital. Os próximos produtos a serem entregues pela empresa responsável pelo Plano de Saneamento são: Produto 4 – Concepção dos Programas, Projetos e ações; Produto 5 – Proposição de mecanismos e procedimentos de controle social e minuta de lei municipal; e Produto 6 – Entrega e aprovação final do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Com ASCOM SAAE