Oficina de capacitação em Brasília contou com a presença da gerente municipal de Proteção Social Básica, Sara Martins Fernandes, o processo de seleção foi entre os profissionais de Minas Gerais, foram 70 vagas disponibilizadas, para a Implantação e Utilização do Prontuário do Sistema Único da Assistência Social, SUAS. O evento realizado nos dias 17 a 21 de novembro, contou com a participação dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Amapá, Roraima, Amazonas e Minas Gerais.
O objetivo do prontuário SUAS é oferecer aos profissionais dos CRAS e dos CREAS um instrumento documental padronizado, organizado e conciso que os orientem na organização e registro das informações relacionadas ao trabalho social com famílias e indivíduos atendidos e acompanhados pelos serviços.
De acordo com a gerente, o treinamento foi significativo, pois, considerou a troca de informações entre outros municípios, “foi um momento de troca de experiências entre os municípios ali representados. Além de conhecer a diversidade da cultura entre os Estados, entender como a Política Nacional de Assistência Social está se consolidando como Política Pública de Garantia de Direitos”, explicou Fernandes.
O evento também ressaltou a importância do Trabalho Social com Famílias no SUAS e reforçou a importância do prontuário como instrumento de trabalho da equipe técnica que atua nos equipamentos da Assistência Social.
Na oportunidade, aconteceu também o lançamento por parte do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome do Prontuário SUAS em meio eletrônico, Prontuário SUAS Simplificado, ferramenta online com base nos dados das famílias inseridas no CAD/ÚNICO. Uma articulação da Política de Assistência Social com as bases de dados já consolidadas em âmbito nacional de identificação das famílias em vulnerabilidade social.
Essas capacitações são importantes para a avaliação e aprimoramento das técnicas de trabalho, explicou a secretária de Assistência Social de Sete Lagoas, Dilma Luiza Schwenck.
Com ASCOM Prefeitura