Neste domingo, 21, começou o verão no Brasil e as previsões para toda a estação é de alta temperaturas e chuva, para a região Central, incluindo Sete Lagoas.
O meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig, alerta ainda que a próxima temporada do verão será influenciada pelo fenômeno El Niño, já que as temperaturas do Oceano Pacífico se encontram acima da média na região equatorial.
O fenômeno deve contribuir para que as temperaturas fiquem acima da média histórica em grande parte de Minas Gerais. E, segundo o meteorologista, outras características marcantes dessa estação são a duração dos dias, que se tornam mais longos, e a ocorrência de “veranicos”, longos períodos sem chuvas, muito provavelmente em janeiro e fevereiro.
Em Sete Lagoas e toda região Central são esperadas chuvas dentro da média histórica, enquanto que no restante do Estado as chuvas devem ficar acima da média. Fechando a estação, em março, são esperadas chuvas abaixo da média nas regiões Oeste e Central.
“Em dezembro, as chuvas deverão ficar ligeiramente abaixo da média esperada para o mês no Sul de Minas, Triângulo e Oeste. Já nas outras regiões, as chuvas deverão ficar próximas da média histórica. Para janeiro, a previsão é que as chuvas fiquem dentro da normalidade no Sul de Minas, Leste e Zona da Mata e levemente abaixo da média histórica no restante do Estado”, destaca Chaves.
Em fevereiro, apenas no Oeste, Triângulo e região Central são esperadas chuvas dentro da média histórica, enquanto que no restante do Estado as chuvas devem ficar acima da média. Fechando a estação, em março, são esperadas chuvas abaixo da média nas regiões Oeste e Central, acima da média histórica no Norte de Minas e dentro da média no restante do Estado.
Altas temperaturas acima da média histórica já foram registradas em Sete Lagoas neste ano de 2014, veja AQUI.
Com informações Agência Minas.