A retrospectiva do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, de 2014 teve um saldo positivo, a autarquia passa por importante reestruturação o que lhe garante maior capacidade de investimento. Para o ano de 2015 a assessoria de imprensa informou que a promessa é de mais trabalho e eficiência.
Com a implantação de metodologia estratégica de gerenciamento, a autarquia capacita servidores do corpo gerencial para diagnóstico de diferentes setores do órgão a fim de concluir o plano estratégico até 2016.
O SAAE conclui diversas etapas das obras de qualificação das redes de água e esgoto da Rua Santa Juliana. Com o sistema renovado, a população ganha com melhoria do abastecimento de água e manutenção das redes de esgoto.
Com 80% do empreendimento concluído, as obras de captação e construção da Estação de Tratamento de Água, ETA, em Funilândia, seguem em ritmo acelerado. A obra consiste na captação de água superficial do Rio das Velhas. O sistema terá capacidade para transportar 500 litros de água por segundo. Além disso, equipamentos para o pleno funcionamento da ETA também já foram adquiridos.
Cerca de 30% do sistema já conta com supervisão automatizada onde 44 estações e poços tubulares são monitorados em tempo real. Com o programa é possível detectar capacidade dos poços, condições dos reservatórios e possível falta de água. Dessa forma, as ações são mais acertadas e executadas em menor tempo.
O SAAE conta com sistema de rastreamento e gestão de frota veicular. Além de garantir segurança para o condutor, é possível maior controle sobre o tempo gasto, quilometragem e trajeto utilizado para o cumprimento das ordens de serviços emitidas pela autarquia.
Foram 12 novos reservatórios metálicos construídos com volume total de 7.250 m³ de água; são 26 km de adutoras de água, o que vai ampliar a reservação em 90%.
Foi entregue ao SAAE, pela DRZ – empresa responsável pela condução e elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, PMSB de Sete Lagoas – versão preliminar do prognóstico. Neste documento ações, cenários e alternativas são propostos para que o PMSB saia do papel.
Segundo os dados contidos no plano, a administração do prefeito Marcio Reinaldo irá assegurar a todos os cidadãos 100% dos serviços de saneamento garantidos em até 20 anos, conforme determina Lei Federal.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de combater o desperdício da água, o SAAE intensificou campanhas contra desperdício, e utiliza a tecnologia para conter perdas seja por parte dos usuários ou do próprio SAAE.
O processo de perfuração dos poços ainda continua para melhorar o abastecimento de água na cidade. No período de seca os caminhões pipa estiveram de plantão para atender a comunidade. A instalação de novos hidrantes em atendimento a ofício enviado pelo Corpo de Bombeiros, também estão sendo implantados.
Com informação ascom SAAE