Chuva e calor aumentam a proliferação do mosquito transmissor da dengue e chikungunya, por isso, a importância da concientização e aplicação de medidas contra o mosquito.
Para a eliminação do foco do mosquito, reservatórios de água não podem ficar destampados. As garrafas espalhadas pelo quintal devem ser viradas de cabeça para baixo, ou jogadas no lixo.
Os pneus devem estar em local protegidos da chuva, a caixa d’água tem que estar devidamente tampada, e os pratinhos das plantas é importante que tenha areia no fundo, para não reter água.
Quem tem animal de estimação, lave a vasilha de água e alimento com bucha e sabão, pelo menos uma vez por semana.
Verifique se a calha de água da chuva não está entupida, remova folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água. Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada.
Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana. Se não a utilizar, cubra-a bem, e se estiver vazia coloque sal no ponto mais raso da piscina e mantenha coberta.
Não dê chance para o mosquito, o melhor é a prevenção. Em caso de suspeita dessas doenças, procure o mais rápido possível o serviço de saúde. Todo tratamento só deve ser realizado sob orientação médica. Para mais informações disque 160.
Com ASCOM Prefeitura / Saúde