O grupo fará duas apresentações: uma na sexta e outra no sábado, nos intervalos dos shows. Além de Ivete Sangalo, que participou de todas as outras edições do Axé, mais 12 atrações vão invadir o Mineirão. Na primeira noite de folia, a festa fica por conta de A Zorra, Eva, Chiclete com Banana, Cheiro de Amor, Claudia Leitte e Tomate. Já no sábado, se apresentam Ara Ketu, Alexandre Peixe, Asa de Águia, Jammil e Uma Noites, Psirico, Timbalada e Ivete Sangalo.
Para Andréa Neves Godinho, fundadora da Patrulha da Alegria, “o grupo está vivendo um momento único de expansão das atividades e a apresentação no Axé 2009 marca o reconhecimento dos trabalhos”. De acordo com ela, embora o convite fuja um pouco do foco do grupo, que se apresenta prioritariamente em hospitais, “o tema do Axé 2009 tem tudo a ver com a Patrulha”. O convite feito por Léo Dias, sócio diretor da DM Promoções, empresa responsável pela realização do evento, surge exatamente porque a capital do Estado se transformará na cidade da alegria com o Axé 2009.
A Patrulha da Alegria receita carinho a pacientes em hospitais e iniciou um novo marco em sua história em 2009. Com um projeto elaborado pela empresa Dreazze Gestão de Projetos e aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, a trupe realizará palestras e apresentações em mais 14 cidades, além de Sete Lagoas, durante o período de um ano. A execução só está sendo possível por meio do patrocínio exclusivo da Iveco Latin America, que irá abater do imposto de renda todo o valor destinado. Trata-se de um dos maiores investimentos em cultura por meio de incentivo fiscal já feito em Sete Lagoas.
A Patrulha e sua história
Pelas mãos da fonoaudióloga Andréa Godinho e da turismóloga Maria Tereza Neves Godinho, surgiu o grupo Patrulha da Alegria, em 2005. Encantadas com o trabalho do grupo Doutores da Alegria, que atua em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG), decidiram convidar alguns amigos para criar o grupo sete-lagoano. Com o apoio de alguns patrocinadores, contrataram uma professora de Campinas para ministrar um curso sobre o assunto e, desde então, se revezam para desenvolver o trabalho no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas.
O grupo conheceu de perto, em um evento no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Pach Adams, que inspirou o filme Pach Adams – o amor é contagioso (Tom Shadyac, Universal Pictures, 1998). Ele popularizou, nos Estados Unidos, a brincadeira em hospitais. O grupo também participou de cursos com Wellington Nogueira, idealizador do grupo Doutores da Alegria. Com o patrocínio da Iveco Latin America, o grupo iniciou um novo passo em sua história. Por um ano, serão mais 14 cidades atendidas.
O apoio da montadora ao grupo sete-lagoano faz parte do Programa Próximo Passo e da diretriz de sustentabilidade da Iveco. “Será uma forma de contribuir com o espírito de solidariedade e esperança que são disseminados a crianças e demais pacientes em diversos hospitais. Ajudar a levar esse projeto a mais cidades demonstra a confiança e a potencialidade que a Iveco enxerga no projeto”, confirma Júnea Sá Fortes, analista de comunicação da área de sustentabilidade e responsabilidade social da Iveco.
A Iveco lançou, em dezembro de 2007, o Programa Próximo Passo, em que pratica ações de curto e longo prazo para fortalecimento da cidadania e sustentabilidade nas comunidades próximas à fábrica. No âmbito social, a montadora realiza um programa de envolvimento, capacitação, formação e geração de renda junto aos moradores da Cidade de Deus, bairro com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional.
Assessoria Projeto Patrulha da Alegria
INSIGHT COMUNICAÇÃO E CULTURA
Foto: Helenilton Pinheiro