Sete Lagoas está entre as 1.500 cidades do Brasil que podem se inscrever para a nova fase do programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira, 15, um novo edital que irá ampliar o programa no País e os municípios interessados em receber especialistas cubanos já podem se inscrever. Dos 1.500 municípios que podem participar dessa nova etapa, 424 ainda não possuem médicos vinculados ao programa.
As inscrições para os municípios e médicos que desejam aderir à nova etapa do programa Mais Médicos vão até os dias 28 e 29 de janeiro. Segundo o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, ainda não há confirmação de quantas novas vagas serão geradas a partir da expansão, uma vez que a confirmação depende da adesão dos municípios.
A estimativa é que 2.920 vagas passem a fazer parte do programa. Hoje, 3.785 municípios participam do Mais Médicos. Com a ampliação, este número deve chegar a 4.209. Chioro diz que os novos municípios foram escolhidos com base em critérios como maior vulnerabilidade social e ausência de profissionais.
Ao todo, 14.462 médicos participam hoje do Mais Médicos. Destes, 1.846 são brasileiros, 1.187 são médicos formados no exterior e 11.429 são cubanos.Hoje Sete Lagoas conta com 27 médicos vindos de Cuba a partir do programa.
Da redação