O ambulatório do Hemocentro de Belo Horizonte da Fundação Hemominas vai passar a utilizar prontuário eletrônico a partir deste mês de janeiro. O novo sistema vai ser implantado, gradativamente até julho deste ano, nos 15 ambulatórios da Fundação no estado. A próxima etapa de implantação será nas unidades de Sete Lagoas e de Divinópolis. Após a implantação desse sistema, o histórico clínico dos pacientes poderá ser acessado em qualquer unidade da Hemominas, trazendo mais agilidade no atendimento.
A expectativa é que com o novo sistema os dados dos pacientes cadastrados estejam disponíveis para que, em qualquer unidade da Fundação Hemominas, eles possam estar acessíveis online para o acompanhamento ambulatorial. A instalação do sistema em Sete Lagoas ainda não tem previsão e vai depender do funcionamento em Belo Horizonte.
Esse é um passo importante, pois o maior número de pacientes tratados na Fundação Hemominas é de pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias e, portanto, que requerem acompanhamento sistemático, integrado e contínuo. Atualmente, o prontuário físico (em papel) impõe limitações quando o paciente que é tratado em uma unidade de referência porventura precise de atendimento em outra unidade da Hemominas.
Para o sucesso da utilização do sistema, todos os profissionais do ambulatório e dos laboratórios do Hemocentro de Belo Horizonte, desde a recepção até às especialidades do atendimento multidisciplinar, receberam treinamento. Os laboratórios de hematologia das unidades também vão utilizar o sistema, disponibilizando os resultados de exames e tornando mais ágeis os encaminhamentos internos.
Com ascom Hemominas