Já em funcionamento há algum tempo, foram inaugurados de forma oficial pela prefeitura e Polícia Militar, PM, nesta quinta-feira, 29, os portais de vídeo monitoramento chamados pelo secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Sílvio Augusto, de “muralha virtual”. Ao todo são dez equipamentos que monitoram as entradas e saídas de Sete Lagoas que é a primeira cidade do Estado a implantar o mecanismo de segurança.
Todos os portais estão interligados e assim que um veículo com queixa furto passa pelo dispositivo a PM o identifica e faz o monitoramento até a abordagem. “Com certeza ajuda a potencializar nosso trabalho e aumenta a capacidade de resposta”, avalia o chefe do setor de comunicação da PM em Sete Lagoas, Tenente Miranda.
O sistema implantado em Sete Lagoas a partir de um consórcio firmado entre as empresas GCT (Gerenciamento e Controle de Trânsito) e Ópera (gestora de empresas) é semelhante ao da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. “É um software inteligente e diferente do Olho Vivo que só monitora”, explica o secretário Sílvio que foi ao interior paulista conhecer a tecnologia antes que fosse instalada.
A principal distinção entre o Olho Vivo e os portais é que o sistema está interligado a um grande banco de dados e as câmeras do Olho Vivo apenas filmam. Assim que um carro passa pelo portal, as câmeras capturam, registram e lêem as placas dos veículos possibilitando um acompanhamento e monitoramento dos carros que entram e saem da cidade 24 horas por dia.
Os portais estão instalados nas ruas Otávio Campelo, Professor Abeylard, Ovídio Joaquim de Souza, nas avenidas Marechal Castelo Branco, Carmem Kilesse, Padre Tarcísio, na subida da Serra Santa Helena e nas MGs 424 e 238. A central do sistema está instalada na sede do 25° Batalhão de Polícia Militar e é operada por Guardas Civis Municipais que foram treinados no interior paulista.
A subida da serra foi escolhida para receber um dos portais pela incidência de crimes registrados. Os outros pontos que receberam o sistema são acessos de Sete Lagoas a cidades vizinhas. O prefeito Marcio Reinaldo aproveitou a presença do prefeito de Baldim na inauguração do sistema para cobrar o equipamento nas cidades vizinhas a Sete Lagoas para uma eficácia ainda maior com a participação de outros municípios.
Por Marcelo Paiva