Para conscientizar o público jovem, e com o objetivo de reforçar a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, DSTs, especialmente durante o carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde está lançando a campanha, “a pegada do Carnaval é usar camisinha”.
Os jovens é o alvo da campanha, só em Minas segundo o SINAM/MG, foi registrado 48% de novos casos da doença de AIDS, em 2014, entre a faixa etária de 15 anos a 34 anos. “Todos devem se cuidar. Os jovens sabem como, mas ainda estão resistentes. O carnaval é uma festa predominantemente jovem. Por isso a linguagem da campanha foi pensada para alcançá-los” alerta a coordenadora de DSTs/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde, SES/MG.
De acordo com a pesquisa “Juventude, Comportamento e DST/Aids”, publicada este ano, 40% dos jovens entrevistados, com idade entre 18 anos e 29 anos, disseram dispensar o uso da camisinha.
Outros dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas População Brasileira, PCAP, de 2013, feita pelo Ministério da Saúde, mostram que os adultos também não estão se protegendo contra as DSTs, 93% dos entrevistados entre 15 anos e 64 anos dizem que a camisinha é a melhor maneira de prevenir DST e Aids, mas 46% destes não fizeram uso de preservativo em todas as relações sexuais casuais.
Só no estado mineiro no ano passado foram notificados 1.065 novos casos de HIV/Aids na faixa etária de 20-34 anos, público jovem, do sexo masculino de maior predominância. O HIV é a sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana, causador da Aids. Nem todo portador desenvolve a doença, mas pode transmiti-la por relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez ou amamentação.
Confira no quadro abaixo o registro de novos casos entre os jovens.
Em caso de dúvidas a respeito da contaminação ou algum sintoma, como febre por mais de 30 dias e emagrecimento repentino (mais de 10% do peso corporal), a pessoa deverá procurar um Serviço de Atendimento Especializado ou o médico na unidade básica de saúde mais próxima da sua casa.
O tratamento é oferecido gratuitamente através de medicação e acompanhamento multiprofissional. Atualmente, para mais informações e para fazer o teste da doença, a pessoa pode se direcionar na Rua Antônio Célio Chaves, nº 45, Bairro Centenário, Sete Lagoas. Ou ligar para (31) 3697-2450 / (31) 3667-2458. Ainda pode enviar e-mail para cvv.setelagoas@saude.mg.gov.br
Com Agência Minas