A aula inaugural do Pró Jovem Urbano em Sete Lagoas aconteceu no dia 02 de abril no Centro Cultural Casarão e contou com a presença do Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury. Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Maria Lisboa, o Secretário de Cultura e Comunicação, Fredy Antoniazzi, a Presidente da Seltur, Geyse Mendes, o vereador Renato Gomes, além de mais de 500 jovens que participarão do Pró Jovem – um programa do Governo Federal que visa beneficiar aqueles que têm entre 18 e 29 anos e que não possuem o ensino fundamental completo. Mais de 800 alunos de Sete Lagoas serão divididos em quatro escolas municipais, onde acontecerão aulas noturnas de segunda a sexta-feira, durante 18 meses. As aula do Pró Jovem Urbano terão início na próxima segunda-feira, dia 06 de abril, em todos os municípios do país onde o programa acontecerá. No término, dentro de um ano e meio, os alunos receberão um diploma de conclusão do ensino fundamental e também de uma qualificação técnica na área escolhida – telemática, administração, gestão pública ou alimentação. Além disso, os alunos que tiverem 75% de frequência e dos trabalhos concluídos no mês
receberão uma bolsa-auxilio de R$ 100,00 do Governo.

Muitas vezes, esses jovens param de estudar ainda muito cedo, para trabalhar ou porque se sentem desestimulados, como é o caso de Wellington Bruno, de 21 anos, que parou de estudar aos 14, antes de concluir o sétimo ano. Hoje ele percebe o Pró Jovem como uma ótima oportunidade para recuperar o tempo perdido e se qualificar para procurar um trabalho melhor que o atual, de padeiro. “Parei por nada, porque queria começar a ganhar um dinheirinho, foi falta de interesse. Agora quero correr atrás e aproveitar a oportunidade que estão oferecendo. Além disso, os R$ 100 vão ajudar muito, a gente fica mais animado”, afirma Wellington, que escolheu a área de telemática para se qualificar tecnicamente. “Escolhi essa área porque é melhor para conseguir emprego, vou aprender sobre telemarketing, sobre celulares, tecnologia. Como padeiro não tem mais o que aprender”, garante o jovem.
A presença de tantos jovens na aula inaugural do programa representou uma verdadeira expectativa de todos os lados. O Secretário Nacional da Juventude, Beto Cury cumprimentou aos jovens presentes e mostrou muita confiança quanto ao Pró Jovem Urbano. “É muito importante que a juventude nos surpreenda, que vocês vençam esse grande objetivo para construírem uma vida melhor para vocês e suas famílias. No ano que vem quero voltar na cerimônia de formatura do Pró Jovem e ver um ótimo resultado”, anima-se o Secretário. O evento contou também com participação de grupos artísticos da cidade que se apresentaram e animaram a aula inaugural do programa.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sete Lagoas