Com o alto índice de abandono de animais domésticos em frente ao Centro de Controle de Zoonoses, CCZ, tem o propósito de alertar a população sobre a punição de maus-tratos de quem fere o animal. O Centro também destaca as ações preventivas da Leishmaniose, trabalho como controle das doenças comuns e transmissíveis do animal.
A coordenadora do CCZ, Vanessa Bahia confirmou que os donos de animais podem ser advertidos pelo ato de desamparo. “O proprietário do animal poderá ser penalizado e multado, se cometer maus tratos, como abandonar, espancar, envenenar, não dar comida diariamente, manter o animal preso em corrente, em local sujo ou pequeno demais, entre outros”, explica.
Seguindo uma liminar do Ministério Público, desde 2013 o CCZ não recolhe animais errantes saudáveis, ou seja, que não representam risco à população. “Desde então estamos acatando a liminar do juiz e estamos recolhendo apenas animais agressivos e/ou doentes (desde que a doença seja comprovada) que representam risco à população. Para cada animal recolhido fora das condições acima citadas, o município poderá pagar uma multa de R$ 5.000,00 por animal”, conta.
Os Serviços ofertados á população são inúmeros, o controle da Raiva e Leishmaniose, Vigilância da doença de Chagas e da Malária, exames laboratoriais para diagnóstico de dengue e etc. O CCZ, conta com uma equipe de três veterinários e uma grupo de profissionais de saúde para atender os animais e as demandas do setor.
Para outras informações, ligue para o telefone (31) 3771-5796.
Com Ascom Prefeitura