A fabricante de locomotiva Caterpillar instala em Sete Lagoas deve dobrar a sua produção neste ano, a empresa vendeu até abril 113 máquinas para a Valor da Logística integrada (VLI), e está em negociação com outras concessionárias como a Vale, controladora da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), a MRS Logística e a América Latina Logística (ALL).
Para o diretor-geral da Progrss Rail Services (PRS) no Brasil, e do setor ferroviário da Caterpillar, Carlos Roso, os dados confirmam que a empresa deve dobrar a produção. “Neste ano devemos dobrar o volume de locomotivas fabricadas e o resultado até agora vem confirmando isso”.
Segundo o diretor, 40 máquinas já foram despachadas para a VLI neste ano, 73 restantes deverão ser entregues entre 2015 e 2016. Em relação às negociações, demonstrou otimista e afirmou que “as sinalizações são positivas”.
A fábrica em Sete Lagoas atende a América do Sul e o Brasil, sendo que o país representa cerca de 80% desse mercado. Saem da unidade três modelos de locomotivas, com 60% de conteúdo nacional.
De acordo com o diretor, as novas locomotivas produzidas pela fábrica, consomem menos combustível e são capazes de reduzir em cerca de 50% a emissão de partículas em relação às máquinas mais antigas. Além disso, duas locomotivas novas, como as negociadas com a VLI, são capazes de fazer o trabalho de três mais velhas, como as que geralmente rodam nas ferrovias nacionais.
Com Diário do Comércio