O Hemominas de Sete Lagoas encontra-se com seu banco de coleta em baixa, o estoque de sangue está em queda e precisa ser recuperado. Cada pessoa que doa 450 ml de sangue, ajuda cuidar de três tipos de doença sem contar que salva uma vida.
A transfusão do sangue pode ser utilizada no caso de hemorragias devido a acidentes ou quando se efetua uma intervenção cirúrgica. Alguns componentes sanguíneos como os glóbulos vermelhos, são úteis para tratar uma anemia, para transfusões de plasma em caso de choque ou para repor a excessiva perda de líquidos orgânicos (por exemplo, em caso de queimaduras extensas), já a concentração de plaquetas ou de glóbulos brancos é usada para tratar doenças da medula óssea ou leucemias, concentrados de fatores de coagulação para prevenção de hemorragias como em pacientes hemofílicos.
A psicóloga do Hemominas de Sete Lagoas, Débora Kristina Tussi, acredita que a causa da queda de doações seja devido ao tempo propício a doenças respiratórias, como a gripe. “Estamos enfrentando uma grande baixa nos estoques reguladores da Fundação Hemominas/ Hemonúcleo Regional de Sete Lagoas. Acreditamos que a gripe seja a maior causa na queda de comparecimentos. Porém, a demanda transfusional dos hospitais da região não pode ficar descoberta e atualmente temos vários pacientes em regime de transfusões periódicas que dependem da boa ação dos voluntários”, explica Tussi.
A pessoa que deseja doar sangue basta ter boa saúde, ter entre 18 e 69 anos, não ter fumado nem ingerido bebida alcoólica na véspera da doação. Outros pré-requisitos para a doação são informados durante a triagem. Para aqueles que trabalham em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), por lei, é garantida a dispensa do trabalho no dia da doação. Não se esqueça de solicitar o seu comprovante!
O Hemominas de Sete Lagoas fica na av. Dr. Renato Azeredo, 3.170, bairro Dante Lanza e funciona de segunda a sexta-feira, de 07h da manhã às 12h30. Se preferir, agende o horário de sua doação pelo telefone 155 opção 8 ou pelo site www.hemominas.mg.gov.br. Mais informações: (31) 3027-2725.
Com ascom Hemominas