Na última terça-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Casa da Cultura uma capacitação para avaliação dos pés dos pacientes diabéticos. E a Prof.ª Dra. Maria Regina Calsolari de Souza foi quem ministrou a capacitação. O evento ocorreu também devido ao Dia do Enfermeiro, que é comemorado nesta data.
Segundo a coordenadora da Atenção Primária Sueli Barbosa dos Santos Lacerda, “é importante comemorarmos esta data tão especial oferecendo educação para nossos profissionais. Os Enfermeiros são responsáveis pelas equipes de saúde e se dedicam muito para tornar a assistência melhor. A educação permanente é uma boa forma de torná-los mais seguros para enfrentar os desafios do dia a dia. Nossa homenagem foi muito justificável e merecida”.
A palestrante abordou principalmente a Neuropatia diabética que é um distúrbio nervoso causado pelo diabetes, principalmente pelos níveis elevados da glicose (açúcar no sangue). A capacitação foi voltada principalmente para os enfermeiros, pois, como a própria doutora Maria Regina citou, eles muitas vezes passam mais tempo com os pacientes do que outros profissionais.
Durante a capacitação, foi disseminada a importância de examinar os pés dos pacientes, o que geralmente não ocorre segundo pesquisa realizada entre os médicos, que apontou que 65% deles não analisam os pés das pessoas que chegam a seus consultórios. Foram apresentados também registros fotográficos de pés de pacientes que tem o diagnóstico de diabetes e as modificações causadas pela doença ao longo dos anos. E ao final do curso, foi realizada uma prática com os Enfermeiros que se disponibilizaram a fazer simulação de caso clínico, amparados pelos conceitos teóricos trazidos pela professora. Foi oferecido um lanche para os participantes com sorteios de brindes.
Com Ascom Saúde