Depois de muitos anos de espera, na tarde desta quinta-feira (28) foram entregues 107 escrituras do programa “Moradia Cidadã”, que oferece a Regularização Fundiária de terrenos que eram propriedade do Município e encontram-se sob posse de diversas pessoas. A entrega aconteceu em cerimônia realizada pela Prefeitura Municipal, na seda da Companhia Regional de Habitação de Sete Lagoas (COHASA) para moradores dos bairros Cidade de Deus/Ondina Vasconcelos.
Por meio do Programa Municipal de Regularização Fundiária, a iniciativa visa tornar legais os terrenos que foram ocupados de maneira informal ao longo dos últimos anos, respaldados pela Lei Complementar 154, de 1º de Março de 2012, que tem como objetivo adequar assentamentos informais ocupados por população de baixa renda, de modo a garantir o direito social à moradia.
Moradores dos bairros Cidade de Deus/Ondina Vasconcelos receberam o documento de posse dos imóveis doados e segundo a prefeitura, após atendimento da atual demanda, este serviço será também realizado em outros pontos do município. “É com muita satisfação que realizamos este trabalho e hoje conseguimos atender a uma expectativa de anos que é a entrega destas escrituras. Concluída esta fase, outras famílias que também se encontram na mesma situação passarão por este processo e poderão ter o seu terreno regularizado, garantido por lei”, afirma o coordenador do Programa Municipal de Regularização Fundiária, Ricardo Barbosa Maciel.
O bairro Cidade de Deus foi fundado em 1996 pelo então prefeito Marcelo Cecé, com o objetivo de minimizar o déficit habitacional em Sete Lagoas, mas só agora a comunidade é legalmente dona de seu terreno. “Para mim este dia é mais que especial. Agradeço a Deus por nos contemplar com esta bênção e à Prefeitura que com muita competência atendeu às nossas necessidades. Foi uma luta árdua, marcada por dias de agonia, onde não sabíamos até quando teríamos um teto pra morar. Depois de muito tempo, hoje o sonho da nossa comunidade se realiza” enfatiza a moradora do Cidade de Deus, Maria Luzia Soares.
O prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, comemorou a entrega das escrituras já prometendo a continuidade do projeto em outras regiões: “Coordenar a entrega da moradia de vocês, para mim é uma grande honra. O momento que vivemos agora representa o sucesso de um trabalho que não foi fácil, mas ao mesmo tempo se tornou muito gratificante para todos os envolvidos. Tivemos a diretriz de comandar este projeto com recursos do município e pretendemos dar esta alegria para mais centenas de famílias. O bairro Cidade de Deus vem sendo priorizado pela Prefeitura e isso pode ser visto em contextos como pavimentação, água e esgoto, moradia e educação. Eu acho que este trabalho reafirma o cuidado com esta comunidade que tanto faz pela nossa cidade e nos dá a esperança de um futuro melhor para Sete Lagoas”, conclui o prefeito.
Estiveram presentes no evento, compondo dispositivo de honra, o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, o vice-prefeito Dr. Ronaldo João da Silva, o presidente da COHASA Marcelo Azeredo Barbosa, o coordenador do Programa Municipal de Regularização Fundiária Ricardo Barbosa Maciel, o diretor administrativo da COHASA Saulo Souza Farah, a secretária de Assistência Social Dilma Luíza Jorge Schwenck e a presidente da associação de moradores do bairro Ondina Vasconcelos Elivalda Alves.
Da Redação com Ascom PMSL