Aconteceu na tarde da última quinta feira (11), no auditório da ACI a primeira reunião entre o Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas e os representantes dos Municípios que são atendidos pela 3ª Companhia de Bombeiros Militar para a apresentação do Consórcio Intermunicipal que consiste em parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população.
Destacam-se no consórcio proposto a formação de brigadistas para as Prefeituras, que atuam em eventos temporários promovidos pelo município, atuar em repartições públicas como escolas, postos de saúde, etc. inserção de palestras nas escolas que orientam as medidas de combate a incêndio e primeiros socorros dentro outros.
Na ocasião o Capitão Christian, comandante da 3º Companhia apresentou um vídeo que destacava os trabalhos da corporação e relatou sobra a importância e os vários benefícios previstos para as Prefeituras através do convênio; “com a assinatura do Consórcio teremos condições de melhorar nossos atendimentos na região e promover ainda mais ações preventivas como formação de brigadas nas repartições dos Municípios envolvidos dentre outras”, disse ele.
O evento contou com a participação de prefeitos e representantes das cidades que a 3ª Cia atende, são elas: Araçaí, Baldim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Cordisburgo, fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Paraopeba, Prudente de Moraes e Santana de Pirapama.
A Prefeitura de Sete Lagoas por se tratar do maior município e consequentemente ter a maior demanda de ocorrências manifestou-se positivamente para a assinatura de Convênio. Todos os demais municípios também manifestaram interesse no modelo do que foi proposto.
Esteve presente também o Deputado Estadual Douglas Mello que na oportunidade anunciou o requerimento protocolado de nº 768/2015 que solicita do governador do Estado e da Secretaria de Defesa Social providências para ampliação do efetivo, aquisição de viaturas e melhora na infraestrutura do Corpo de Bombeiros Militar no Município de Sete Lagoas.
Entrando em vigor, o Consórcio deste modelo será o primeiro realizado pelo Corpo de Bombeiros em Minas Gerais. Para Formalização do ato o Corpo de Bombeiros agora aguarda a aprovação da lei regulamentadora nas respectivas Câmaras Municipais para que seja sancionada pelos Prefeitos.
Por Maíra Almeida