Trazendo o tema “Ser Pedagogo: Uma reflexão sobre a prática de acompanhamento pedagógico no cotidiano escolar frente à Inclusão e a Diversidade” aconteceu na última sexta-feira (19), no auditório da Secretaria de Educação, o II Encontro Municipal de Formação de Pedagogos. No encontro foi reforçada a importância de incluir todos os alunos respeitando e valorizando a diversidade.
Estiveram presentes na ocasião, a secretária Municipal de Educação Mércia Lucia Diniz, a secretária adjunta Lucy Helena Pinto, bem como representantes da comissão pedagógica da secretaria, pedagogos efetivos e contratados da rede municipal de ensino, técnicos superior, inspetores escolares, professores de salas multifuncionais e pedagogos das escolas privadas de Educação Infantil.
O encontro buscou levar aos educadores que a política de inclusão não consiste apenas na permanência física dos alunos com necessidades especiais na escola, mas no propósito de rever concepções e paradigmas, respeitando e valorizando a diversidade desses alunos, exigindo assim, que a escola crie espaços inclusivos.
A inclusão, na perspectiva de um ensino de qualidade para todos, exige da escola novos posicionamentos para que o ensino se modernize e os professores se aperfeiçoem, adequando as ações pedagógicas à diversidade dos alunos, como ressalta a diretora do Departamento de Equipe Pedagógica, Márcia Veiga Valadares: “Nosso propósito hoje é refletir sobre as diferenças que surgem no cotidiano escolar e a importância do pedagogo no gerenciamento deste processo. Todos nós como cientistas da educação, precisamos traçar estratégias para que as escolas, no surgimento das demandas, consigam se organizar e diminuir cada vez mais as fronteiras da diferença e do preconceito. A secretaria promove esta formação justamente para potencializar o trabalho do educador, tornando-o capaz de passar essas diretrizes à frente no ambiente escolar”, afirma.
O evento contou ainda com uma palestra da assessora pedagógica do sistema “Aprende Brasil” Cátia Cristina Gomes, que apresentou situações reais de desafios no âmbito da diversidade e fomentou a discussão de alternativas que venham a solucioná-los numa perspectiva de possibilidades, permitindo ao aluno uma educação de qualidade que vise à democracia no que tange a seu aprendizado e reconhecimento social.
Da Redação com Ascom Prefeitura